Topo

Série B - 2019

Criciúma derrota o Ceará com gol de artilheiro no último lance e dorme líder

Do UOL, em São Paulo

05/10/2012 22h59

O Criciúma comprovou sua força caseira. Com gol do artilheiro Zé Carlos, anotado aos 49min do segundo tempo, o time de Paulo Comelli derrotou o Ceará por 2 a 1, alcançou sua 12ª vitória em 13 jogos disputados no Heriberto Hülse e, de quebra, assumiu a liderança provisória da Série B.

Com o resultado, subiu para 58 pontos, um à frente do então primeiro colocado Vitória, que entra em campo neste sábado para enfrentar o ABC. Já o Ceará vê o acesso cada vez mais distante. Estaciona em 42 pontos, dez atrás do São Caetano, primeiro integrante do G-4.

Antes do duelo, esperava-se um clima de revanche. No primeiro turno, o goleiro do Criciúma caiu no gramado nos minutos finais da partida, e a bola foi jogada para fora.  Mas o Ceará não devolveu a ‘gentileza’ e marcou o gol de empate por 2 a 2. Após isso, muita discussão e expulsões. À época, o time catarinense acusou o técnico PC Gusmão de incentivar sua equipe a deixar o ‘fair play’ de lado.

No entanto, essa rivalidade não apareceu. Na etapa inicial, o Criciúma até teve mais posse de bola e chegou a acertar uma bola na trave com Zé Carlos. Lucca também desperdiçou uma bela chance. Do lado do Ceará, o time de PC Gusmão demorou um pouco para se encontrar em campo. Mas equilibrou e chegou a levar certo perigo para Michel Alves.

“Temos que tomar muito cuidado, trabalhar bem a bola. Não podemos perder a força, dar moleza, porque os atacantes do Criciúma são muito bons”, disse o volante cearense Juca. O time catarinense voltou melhor. Aos 7min, por exemplo, Thiego evitou o primeiro dos donos da casa em cima da linha. A insistência de certo. Aos 12min, Ozéia desviou cobrança de escanteio e marcou o primeiro.

O Ceará não tinha alternativa. PC Gusmão mandou sua equipe para frente. E deu certo. Aos 27min, Juca cobrou falta com perfeição e deixou tudo igual. As duas equipes desperdiçavam incríveis chances. Nos acréscimos, na última jogada, o atacante Zé Carlos anotou seu 22º gol na competição e selou a vitória do time da casa. 2 a 1.