Topo

Série B - 2019

Ipatinga atropela América-RN, vence 2ª jogo seguido e deixa lanterna com o Barueri

Do UOL, em Belo Horizonte

19/10/2012 21h23

Em sua segunda vitória consecutiva, o Ipatinga goleou o América-RN, por 4 a 0, na noite desta sexta-feira, fazendo mais uma vez o dever de casa e alimentando a esperança de ainda se manter na Série B do Brasileiro em 2013. Ao contrário da partida anterior, que teve apenas 37 pagantes, o sexto triunfo ipatinguense foi acompanhado por 385 pagantes. O time potiguar, que chegou a liderar a competição, viu o sonho do acesso à Série A ficar ainda mais distante.

O Ipatinga chegou aos 24 pontos, superou o Grêmio Barueri, com 23 pontos, e deixou a condição de lanterna da Série B. Com os seis pontos somados nas duas últimas rodadas e faltando sete para o encerramento do certame, a equipe do Vale do Aço mineiro segue com chances de escapar. A diferença para o CRB, o primeiro fora da zona de risco, e que entrará em campo, contra o Joinville, em Santa Catarina, neste sábado, é de seis pontos.

Já o América-RN, que sofreu sua 11ª derrota na competição, permaneceu na 9ª colocação, com 44 pontos, mas poderá perder uma posição com o complemento da 31ª rodada, caso o América-MG, que tem um ponto a menos, vença o Guarani, em Divinópolis. Dessa forma, o time do técnico Roberto Fernandes está 13 pontos atrás do São Caetano, quarto colocado, que empatou com o Grêmio Barueri, em 2 a 2, e foi a 57 pontos. “Foi a pior partida que fizemos, o nosso sentimento é de vergonha e pedimos desculpas aos nossos torcedores”, afirmou Márcio Passos.

O primeiro tempo terminou com a vitória parcial do Ipatinga, por 2 a 0. Apesar de jogar em casa, o time do Vale do Aço mineiro atuou nos contra-ataques. O América-RN tomou a iniciativa do ataque e em menos de 10 minutos já havia desperdiçado duas oportunidades de gol. A primeira, aos 2 min, em boa jogada de Lúcio Curió, e a segunda, aos 7 min, com Isac.

“Vínhamos jogando bem, perdemos três, quatro oportunidades e depois paramos de jogar, quem tem objetivo na competição não pode jogar desse jeito, o Roberto (Fernandes) tem toda razão”, afirmou o meia-atacante Netinho, referindo-se à insatisfação demonstrada pelo treinador com o desempenho do time potiguar nos 45 minutos iniciais.

O Ipatinga marcou seu primeiro gol, aos 18 min, quando Leandro Brasília acertou belo chute por cobertura, vencendo o goleiro Thiago Schimidt. O América-RN teve chances de empatar, mas não soube aproveitar. Na melhor delas, aos 35 min, Helton Leite defendeu com um pé, o chute de Netinho. O segundo gol saiu em contra-ataque, aos 44 min, quando Leo recebeu a bola e bateu na saída do goleiro americano. “Estamos mostrando com muita vontade, que podemos sair dessa situação”, disse Leo.

Em procedimento repetido várias vezes ao longo da competição, o Ipatinga se atrasou para voltar dos vestiários, no intervalo, deixando os jogadores americanos e a equipe de arbitragem à espera no gramado. As duas equipes não foram mexidas pelos seus treinadores, retornando com as mesmas formações para a etapa final.

E logo aos 3 min, o Ipatinga fez o terceiro. Leo desceu em velocidade pelo lado direito e cruzou. A bola sobrou para a finalização de Bruninho. O América-RN mandou bola na trave, obrigou Helton Leite a trabalhar, mas foi o time da casa que balançou as redes pela quarta vez, aos 15 min, por meio de Rogelio Ávila. Mesmo sem forçar muito, o time da casa ainda desperdiçou outras oportunidades para ampliar o placar.Na próxima terça-feira, o Ipatinga visitará o São Caetano, enquanto o América-RN receberá o Joinville. “Temos esperanças, vamos lutar até o fim, porque é importante manter o time na Série B”, salientou Rogélio Ávila.

IPATINGA 4 X 0 AMÉRICA-RN

Ipatinga
Helton Leite; Gedeílson, Eron (Pedrão), Max e Silvio; Marx Carrasco (Edson), Anderson Uchoa, Leandro Brasília (Vinícius Kiss) e Bruninho; Rogelio Ávila e Leo
Técnico: Eugênio de Souza

América-RN
Thiago Schimidt; Norberto (Thiago Galhardo), Cléber, Edson Rocha e Vanderson; Márcio Passos, Fabinho, Ricardo Baiano (Deivison) e Netinho; Lúcio Curió e Isac (Pingo)
Técnico: Roberto Fernandes

Local: Ipatingão, em Ipatinga (MG)
Data: 19/10/2012 (sexta-feira)
Árbitro: Pablo dos Santos
Auxiliares: Katiuscia Berger Mendonça e Vanderson Zanotti
Cartões amarelos: Max Carrasco (I), Cleber (A), Ricardo Baiano (A), Thiago Galhardo (A), Max (I), Lúcio Curió (A), Silvio (I)
Gols: Leandro Brasília, aos 7 min, e Leo, aos 44 min do primeiro tempo; Bruninho, aos 3 min e Rogelio Ávila, aos 15 min do segundo tempo