Topo

Série B - 2019

Palmeiras faz manobra para STJD punir Wesley e Mendieta em datas favoráveis

Jogadores de Palmeiras e Paysandu se desentendem durante partida no Pacaembu - Reinaldo Canato/UOL
Jogadores de Palmeiras e Paysandu se desentendem durante partida no Pacaembu Imagem: Reinaldo Canato/UOL

Mauricio Duarte

Do UOL, em São Paulo

26/09/2013 17h53

O Palmeiras irá retirar o pedido de efeito suspensivo de Mendieta e Wesley do STJD. A ação é uma estratégia da diretoria para não perder quatro atletas importantes na sequência de jogos que está por vir. Como Valdivia e Henrique já serão ausências por conta de suas convocações para suas respectivas seleções, a diretoria alviverde pensou em um plano para que o paraguaio e o volante possam atuar quando os outros não puderem. O STJD ainda precisa aprovar a retirada.

Como Valdivia e Henrique ainda podem jogar as duas próximas partidas do Palmeiras antes de se apresentarem a suas seleções, neste período Mendieta e Wesley cumprirão suas suspensões. Assim, eles voltam exatamente quando os outros dois já não poderão ser utilizados pelo técnico Gilson Kleina.

Portanto, eles irão cumprir a suspensão inicial importa pelo STJD, que atribuiu punição de quatro jogos ao paraguaio e dois ao volante. O primeiro já cumpriu dois jogos e o segundo, um. Desta maneira, Mendieta fica fora contra América-RN, neste sábado, e Oeste, na próxima terça-feira, enquanto Wesley fica ausente somente contra o América-RN.

A diretoria do Palmeiras avaliou que a pena dos dois jogadores não seria abrandada e, em breve, eles teriam que cumpri-la. Com o departamento médico zerado, avaliou-se que o melhor momento seria esse, antes que Valdivia e Henrique desfalcassem a equipe para servir às suas seleções.

Ambos seriam julgados por uma confusão que ocorreu na partida contra o Paysandu, no Pacaembu, pela Série B do Campeonato Brasileiro.. Na ocasião, o time alviverde venceu por 3 a 2, de virada. 

O Chile de Valdivia joga com a Colômbia no dia 11, e no dia 15 pega o Equador, pelas eliminatórias da Copa do Mundo. O Brasil, com o zagueiro Henrique,  faz amistosos com Coreia do Sul, no próximo dia 12, e Zâmbia, no dia 15. Neste período, o Palmeiras pega o Figueirense dia 8, o Guaratinguetá dia 11 e o Icasa no dia 15.

No entanto, caso Mendieta seja convocado para a seleção paraguaia, o esforço da diretoria palmeirense para não desfalcar a equipe pode ser em vão. Já eliminado, o Paraguai pega a Venezuela dia 11, e Colômbia, no dia 15, pelas eliminatórias da Copa do Mundo. Caso isso aconteça, o time do Palestra Itália ficará sem Valdivia, Henrique e Mendieta, mas com Wesley.