Topo

Série B - 2019

Presença constante na seleção atesta reação de Valdivia no Palmeiras

Do UOL, em São Paulo

11/11/2013 06h00

O palmeirense provavelmente não verá Valdivia, um dos protagonistas da atual equipe, na festa pela conquista da Série B. Para a torcida, porém, isso pode ser um bom sinal. Novamente a serviço da seleção chilena, o status internacional do meia confirma uma reação na carreira do jogador, que viveu maus momentos desde seu retorno ao Palmeiras, em 2010.

Na atual temporada, Valdivia foi lembrado por Jorge Sampaoli, técnico do Chile, em todas as convocações desde junho, mesmo tendo perdido alguns jogos por lesão. No período, ele foi importante em partidas como a vitória contra a Venezuela e no empate com a Colômbia, que ajudaram a seleção a carimbar vaga na Copa do Mundo de 2014.

Desta vez, o Chile terá dois amistosos de peso pela frente. O primeiro será na próxima sexta, em Londres, contra a Inglaterra. Na terça seguinte, Valdivia acompanha seus companheiros até Toronto, no Canadá, onde ele enfrentará o Brasil de Luiz Felipe Scolari.

O problema é que, no caminho, ele deve perder a festa palmeirense. Hoje o clube tem 73 pontos, e precisa só de um empate na próxima terça, contra o Paysandu, para garantir o título da Série B. Caso a Chapecoense tropece um pouco antes, o Palmeiras pode ser campeão mesmo sem entrar em campo.

“A seleção é o sonho de todo jogador. E levantar o caneco, por tudo que a gente passou, também é importante. A gente é atleta profissional, tem de jogar. O acesso era o nosso maior desafio. Agora, voltar para a elite campeão é o que o torcedor está esperando”, disse Valdivia no último sábado, quando o Palmeiras bateu o Joinville por 3 a 0 com uma grande atuação do meia.

A mudança de status de Valdivia no Chile reflete o protagonismo do camisa 10 no Palmeiras. Embora ainda não seja tão assíduo em campo e seja visto com desconfiança pela torcida, ele foi fundamental no caminho de volta para a Série A.

A dúvida que fica para o palmeirense é se ele repetirá as boas atuações na primeira divisão, com adversários teoricamente mais fortes. Sob esse ponto de vista, talvez valha a pena para o palmeirense perder o meia na conquista da Série B, para que ele enfrente, em nível internacional, alguns dos melhores rivais possíveis em um “treino” para 2014.