Topo

Série B - 2019

'Américas', que têm metas diferentes, fazem confronto em que só vitória interessa

Do UOL, em Belo Horizonte

12/11/2013 06h00

América-RN e América-MG, que se enfrentam no Estádio Nazarenão, em Goianinha, nesta terça-feira, às 21h50, pela 35ª rodada, jogam por um único resultado: a vitória. Um empate deixará os dois times ainda mais distantes de seus objetivos, que são escapar do rebaixamento e alcançar o acesso á elite do futebol brasileiro na próxima temporada.

Décimo quinto colocado, com 41 pontos, e faltando 12 a serem disputados, o América-RN tem cinco de vantagem sobre o Paysandu, que abre a zona de rebaixamento da Série B do Brasileiro. Dessa forma, o time potiguar, que jogará em casa nesta terça-feira, mas terá de pagar pena de perda de mando de campo contra o Oeste, na última rodada.

Para complicar a situação do América-RN, após o jogo com o xará mineiro, o time fará dois jogos como visitante contra Avai, que tenta garantir vaga no G4, e São Caetano, que também luta contra a degola, pela 36ª e 37ª rodadas, respectivamente. Longe de seus domínios, o América potiguar tem aproveitamento de 29,41%, com três vitórias em 10 compromissos nessa condição, seis em 11empates fora de casa e oito derrotas em 13nessa situação.

Já o América-MG, em 9º lugar, com 52 pontos e que vem de empate com o São Caetano, por 1 a 1, no campo do adversário, aposta no melhor retrospecto como visitante nessa Série B em sua cartada final por vaga na Série A em 2014. O time do técnico Silas tem 52 pontos, um a menos que o Icasa, que fecha o G4, e também que Avaí e Ceará, quinto e sexto colocados. A equipe mineira tem a mesma pontuação de Figueirense e Joinville, sétimo e oitavo classificados.

Como visitante, o América-MG somou 29 pontos em 51 possíveis, com oito vitórias, cinco empates e quatro derrotas, o que significa aproveitamento de 56,86%. Como mandante, o time mineiro tem desempenho de 45%, com cinco vitórias, oito empates e quatro derrotas.

O técnico Silas tem desfalques e dúvidas. Os volantes Andrei e Leandro Ferreira estão suspensos pelos terceiro amarelo. Claudinei e Marcelo Rosa são as primeiras opções para as vagas. O meia Elvis, lesionado, é dúvida e para substituí-lo as possibilidades são o jovem meia Ygor, os velocistas Thiago Alves e Weverton. No ataque, Nikão está confirmado, mas o parceiro dele pode ser Fábio Júnior ou Alessandro ou Marcão.

O time da casa também tem de desfalques, mas o técnico Leandro Sena evita fazer mistérios. Andrey, Márcio Passos e Adriano Pardal cumprirão suspensões.  Sílvio e Adilson Goiano estão confirmados no time. Outros três jogadores, que não atuaram na partida anterior, estão à disposição do treinador: Wanderson, Fabinho e Max.