Topo

Icasa estuda entrar na briga para 'roubar' vaga da Portuguesa na Série A

Lucas Menegale

Do UOL, em São Paulo

12/12/2013 17h22

O Icasa, clube que ficou na quinta colocação da Série B do Campeonato Brasileiro,  já estuda a possibilidade de entrar com um recurso no STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) para ficar com a vaga que a Portuguesa pode deixar em aberto na elite do futebol nacional. 

A Lusa pode ser punida por ter escalado o meia Heverton em situação irregular, na última rodada do torneio. Caso o tribunal confirme o equívoco, o clube paulista seria rebaixado.

"Nós estamos estudando o caso. É obvio que interessa ao clube [a vaga na Série A] se tiver algum embasamento político", explicou Paulo Sérgio Dantas, assessor de imprensa do clube cearense, em contato com o UOL Esporte.

Apesar disso, Dantas explicou que nenhuma medida será tomada antes de um estudo detalhado de caso. "Nós trabalhamos com possibilidades. Se houver embasamento, nós vamos atrás. Se não tiver, vamos deixar passar", explicou.

Caso o STJD puna a Portuguesa, o time paulista perderia quatro pontos e seria rebaixado, por terminar a competição na 17ª colocação. A princípio, tal decisão salvaria o Fluminense, que pularia para a 16ª posição. É nesse contexto que o Icasa pode tentar reivindicar a vaga (como o quinto melhor da Série B).

Por parte da Portuguesa, o presidente Manoel da Lupa disse que está perdendo o sono com todos esses problemas, mas assegurou que o time não tem nenhuma culpa no caso e que desconhecia o fato de que Heverton estivesse suspenso para o jogo contra o Grêmio.

Veja as partidas que ainda podem ser alteradas pelo "Tapetão"

  • Fábio Rodrigues Pozzebom/ABr

    - PORTUGUESA PODE PERDER 4 PONTOS: O meia Héverton foi punido pelo STJD com dois jogos de suspensão, cumpriu apenas um e entrou em campo contra o Grêmio pela última rodada do Brasileirão. A Lusa alega que só tinha conhecimento da suspensão de um jogo para o armador.

    - FLAMENGO PODE PERDER 4 PONTOS: O lateral André Santos deveria cumprir um jogo de gancho por conta da expulsão na final da Copa do Brasil. Ele ficou fora do jogo contra o Vitória, antes do clube ser notificado oficialmente da suspensão. Mesmo após o clube ser avisado pelo STJD, ele entrou em campo normalmente contra o Cruzeiro.

    - VASCO PODE TOMAR 3 PONTOS DO ATLÉTICO-PR: O Atlético-PR ganhou do Vasco por 5 a 1, mas a partida precisou ser interrompida por 73 minutos por conta de uma briga de torcedores. Como o regulamento da CBF prevê paralisação de apenas 60 minutos em um jogo, a equipe carioca quer ser declarada vencedora nos tribunais.

    - CRUZEIRO PODE PERDER 3 PONTOS: O campeão brasileiro levou para o banco de reservas contra o Vasco o goleiro Elisson, que não teria um contrato vigente com a equipe mineira.