Demitido do Figueirense, Guto Ferreira acerta retorno à Ponte Preta

Do UOL, em São Paulo

  • UOL Esporte

    Guto Ferreira volta à Ponte Preta para recolocá-la na elite do futebol brasileiro

    Guto Ferreira volta à Ponte Preta para recolocá-la na elite do futebol brasileiro

Guto Ferreira está de volta ao Majestoso. O treinador foi confirmado nesta quinta-feira como novo treinador da Ponte Preta, horas depois de ser demitido do Figueirense. Ele chega para substituir Dado Cavalcanti, que deixou o clube na última segunda-feira.

Esta é a segunda passagem de Guto Ferreira pela Ponte Preta. Na primeira, entre 2012 e 2013, comandou a equipe em 41 jogos, com 19 vitórias, 11 empates e 11 derrotas, um aproveitamento de 55,28%.

Em 2012, foi um dos principais responsáveis por manter a Ponte Preta na Série A, e em 2013 ajudou o time na maior série invicta da história no Paulista (16 partidas de invencibilidade) e na segunda fase conquistou o título do Interior contra o Penapolense.

"Pra mim é uma emoção muito grande voltar para cá, tive momentos maravilhosos na Ponte Preta, uma instituição com sintonia muito grande entre time, diretoria e torcida. Quero fazer um trabalho ainda melhor e levar a Ponte de volta a série A, de onde nunca devia ter saído. Estou muito feliz em estar de volta", afirma o treinador.

Após deixar a Ponte Preta em 2013, Guto acertou com a Portuguesa com a missão de salvar a equipe do rebaixamento no Brasileirão. E conseguiu, pelo menos em campo. A Lusa terminou a competição em 12º lugar, mas a escalação irregular do jogador Héverton, na última rodada, acabou decretando a queda da equipe para a Série B.

O último trabalho de Guto Ferreira foi na equipe do Figueirense, clube o qual assumiu no dia 30 de abril, já na terceira rodada do Campeonato Brasileiro, e conseguiu duas vitórias, um empate e cinco derrotas.

Após a parada da Copa do Mundo, ganhou do Coritiba fora de casa por 2 a 0, mas perdeu atuando no Orlando Scarpelli para o Grêmio, 1 a 0. Na Copa do Brasil, na última terça, caiu na segunda fase após perder para o Bragantino nos pênaltis e foi demitido.

Guto Ferreira reestreia no comando da Ponte Preta já neste sábado, e com uma 'pedreira': o time paulista encara o Vasco, no Moisés Lucarelli, às 16h20 (horário de Brasília).

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos