Topo

Náutico ganha de 2 a 0 e põe fim a invencibilidade de 12 jogos do Avaí

Jogadores do Náutico comemoram o gol na vitória por 2 a 0 sobre o Avaí fora de casa - Cristiano Estrela
Jogadores do Náutico comemoram o gol na vitória por 2 a 0 sobre o Avaí fora de casa Imagem: Cristiano Estrela

Do UOL, em São Paulo

04/10/2014 18h17

O Avaí jogava em casa para ser líder da Série B e defendia uma invencibilidade de 12 jogos diante do Náutico. Mas deu tudo errado para o torcedor que foi a Ressacada acompanhar o time de Florianópolis. Os visitantes marcaram duas vezes e conseguiram controlar a partida durante os 90 minutos. A equipe de Pernambuco saiu na frente e neutralizou as tentativas avaianas que se limitaram a bolas longas e chuveirinhos na área.

Fases do jogo. A partida começou amarrado e sem as equipes dominando o adversário. Mas o gol do Náutico aos 16 minutos mudou o andamento do jogo. Depois de boa defesa do goleiro avaiano, houve confusão na área e Tadeu chutou para o gol. Os jogadores do time da casa reclamaram, mas sem razão.

Na sequência, o Náutico deu campo para o Avaí jogar, mas o time atacava de forma desordenada sem oferecer perigo. A única chance foi de Pablo em cruzamento da esquerda. Ele subiu sozinho, mas a bola saiu a direita da trave. Na volta para o segundo tempo, o Náutico criou duas ótimas oportunidades em menos de 10 minutos. O Avaí se lançava e dava espaço para contra-ataques.

O panorama da partida foi o mesmo em todo o segundo tempo: o Avaí atacando desordenadamente e o Náutico assustando. Bruno Furlan matou a partida aos 41 minutos em mais um bom avanço do Náutico. O time tem 41 pontos e está a cinco da zona de classificação para a Série A. O Avaí permanece com 49 pontos em segundo colocado, mas pode ser superado pelo Joinville que joga às 21h deste sábado.

O melhor: Dado Cavalcanti. O treinador do Náutico acertou ao apostar em dois jogadores velozes pelos lados do campo. Mas a dupla não estava aproveitando os espaços deixados pelo adversário no primeiro tempo. Ele arrumou a equipe nos vestiários e o Náutico voltou dominando a partida na etapa completementar

O pior: Diego Felipe. O jogador avaiano tinha a obrigação de ajudar na criação das jogadas, mas foi inoperante. O nome dele mal foi mencionado porque não participava das jogadas e sobrecarregou os companheiros. O atleta foi substituído no segundo tempo.

Chave do jogo. O gol do Náutico de bola parado aos 16 minutos do primeiro tempo foi determinante para sequência da partida. Os visitantes deram a bola para o Avaí e apostaram nos contra-ataques. 

Toque dos técnicos. A estratégia de Dado Cavalcanti era clara e surtiu resultado. Pelo lado do Avaí, Ricardo Henry não conseguiu fazer o time da casa tocar a bola para confundir a zaga do Náutico. A opção por esticar as jogadas não surtiu efeito.

Para lembrar.

Casamento. Geninho, técnico do Avaí, não esteve a beira do gramado porque estava viajando. O motivo era o casamento do filho. O treinador entrou em contato com os presidentes dos clubes tentando mudar a data da partida, mas não conseguiu. Precisou assistir ao jogo pela televisão.

Não pode. A maneira encontrada por Geninho para orientar os jogadores foi ligar constantemente para um funcionário do clube que repassava as informações para o auxiliar técnico. A estratégia durou pouco, até a CBF perceber e proibir. A FIFA não permite este tipo de contato.

Se entregou.Mas na saída para os vestiários no intervalo o auxiliar técnico, Ricardo Henry, confessou que Geninho ia ligar para orientar os atletas do Avaí.

 

Ficha técnica

Avaí x Náutico
Campeonato Brasileiro Série B
Data:
 04/10/2014
Local: Ressacada, em Florianópolis
Árbitro: Jailson Macedo Freitas, auxilido Adson Marcio Lopes Leal e Adailton Jose Jesus da Silva (trio da BA)

Gol: Tadeu, 16 minutos; Nruno Furlan, 42 minutos segundo tempo

AVAÍ

Vagner; Bocão (Eltinho), Antonio Carlos, Pablo e Marrone; João Filipe, Eduardo Costa, Diego Felipe (Diego Jardel) e Marquinhos; Anderson Lopes e Roberto (Bruno Mendes)
Técnico: Ricardo Henry

NÁUTICO

Julio Cesar; Rafael Cru, William Alves, Renato Chaves e Raí; João Ananias e Paulinho, Vinícius (Cañete); Crislan, Sassá (Bruno Furlan) e Tadeu
Técnico: Dado Cavalcanti


Horário: 16h20min
Local: Estádio da Ressacada