Topo

Paraná faz 4 a 1 em casa e rebaixa América-RN para a Série C de 2015

Do UOL, em São Paulo

29/11/2014 18h15

O Paraná se despediu da Série B de 2014 com uma vitória importante – nem tanto para o próprio time, que já cumpria tabela na competição, mas para definir a zona de rebaixamento da competição. Jogando neste sábado pela 38ª rodada da segunda divisão nacional, o time do técnico Ricardinho venceu o América-RN por 4 a 1 e rebaixou o rival potiguar, que dependia apenas das próprias forças para evitar a queda para a Série C.

Mesmo diante da pressão de sua própria torcida na Vila Capanema, em Curitiba, o Paraná não teve problemas para construir o placar ainda no primeiro tempo. O América-RN ainda poderia se salvar caso o arquirrival ABC derrotasse o Bragantino em Natal, mas viu o time paulista vencer por 2 a 0 e fugir da terceira divisão. O gols foram marcados por Erick, aos 4 min e aos 44 min do segundo tempo.

Com os resultados, o Paraná encerra a Série B com 51 pontos, contra 48 do ABC, 46 do Bragantino e 43 do América-RN. Os dois primeiros não tinham mais objetivos para a Série B, enquanto o Bragantino conseguiu escapar do rebaixamento.

Fases do jogo: O Paraná não precisou de muito tempo para abrir uma confortável vantagem no jogo. Com 1 min do primeiro tempo, Giancarlo aproveitou o cruzamento rasteiro na área e, mesmo desequilibrado, levou a melhor sobre os zagueiros para mandar para as redes do goleiro Andrey. Mais tarde, aos 9 min, o próprio Giancarlo deu belo passe para Thiaguinho, que recebeu livre de marcação, dominou e tocou no canto de Andrey para ampliar.

O América-RN tentou a reação na cobrança de escanteio de Arthur Maia, aos 18 min, que Márcio Passos cabeceou rente ao gol de Marcos. Na resposta, aos 27 min, Yan arriscou o chute, mas a bola desviou na defesa e foi para fora. Com 33 min, Daniel Costa bateu falta com perigo, e mais uma vez assustou a torcida paranista.

O América-RN até marcou aos 35 min, mas a arbitragem viu impedimento de Rodrigo Pimpão. O time potiguar fez pressão até o intervalo, mas quando não parava no árbitro, parava nas mãos do goleiro Marcos. Passado o intervalo, os visitantes pouco conseguiram criar, e ainda tentavam segurar os anfitriões com faltas.

No desespero, o América-RN passou a procurar gols na boa aérea, sem sucesso. Aos 15 min, Rodrigo Pimpão cabeceou e Marcos defendeu; depois, aos 23 min, Walber cruzou, Arthur Maia tentou de cabeça e obrigou o goleiro a fazer boa defesa. O próprio Arthur Maia levantou bola na área aos 24 min e acertou o travessão.

No fim do jogo, o Paraná chegou a atuar apenas com nove jogadores – após as três substituições, Lúcio Flávio e Alef deixaram o gramado. O América-RN aproveitou e diminuiu o prejuízo aos 30 min, em cabeçada de Emerson após jogada de Rodrigo Pimpão. Porém, foi pouco para o time, que ainda teve Lázaro expulso aos 36 min por falta em Giancarlo. O Paraná ainda marcou mais duas vezes, com Thiaguinho aos 42 min e Marcos Serrato aos 44 min.

O melhor: Giancarlo - O atacante foi fundamental no resultado da partida, decidindo o jogo nos 10 primeiros minutos.

O pior: Lázaro - A desatenção da defesa no começo do jogo custou caro ao América-RN. E justamente quando a equipe crescia, Lázaro foi expulso e deixou a equipe com um a menos.

Chave do jogo: A displicência do time do América-RN, que deu espaços quando precisou defender e errou muito nas oportunidades de ataque. O Paraná começou o jogo mais atento, mas apenas administrou depois que abriu 2 a 0.

Para lembrar: O América-RN foi rebaixado na Série B de 2010, mas passou pouco tempo na Série C. Já em 2011, foi promovido, ao lado de CRB, Joinville e Ipatinga.

PARANÁ CLUBE 4 X 1 AMÉRICA-RN

Data: 29/11/2014 (sábado)
Local: Vila Capanema, em Curitiba (PR)
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (RJ)
Auxiliares: Rodrigo Pereira Joia (RJ) e Rodrigo F. Henrique Corrêa (RJ)
Cartões amarelos: Edson Sitta e Thiaguinho (Paraná); Lázaro e Arthur Maia (América-RN)
Cartões vermelhos: Lázaro (América-RN)

PARANÁ CLUBE Marcos; Auremir (Marcos Serrato), Cleiton, Alef e Yan; Leandro Vilela, Edson Sitta (Jean), Thiaguinho e Lúcio Flávio; Giancarlo e Carlinhos (Tiago Alves)
Técnico: Ricardinho

AMÉRICA-RN Andrey; Walber (Isac), Cléber, Lázaro e Wanderson (Emerson); Márcio Passos (Jean Cleber), Judson, Daniel Costa e Arthur Maia; Rodrigo Pimpão e Max
Técnico: Roberto Fernandes