Topo

Fora da Série A por causa do STJD, América aposta em reviravolta no Tapetão

Técnico Gilvanildo Oliveira avalia como positivo o trabalho no América, mas lamenta não ter levado time à Série A - Divulgação/Site do América-MG
Técnico Gilvanildo Oliveira avalia como positivo o trabalho no América, mas lamenta não ter levado time à Série A Imagem: Divulgação/Site do América-MG

Do UOL, em Belo Horizonte

30/11/2014 13h01

Quinto colocado da Série B, com 61 pontos, um a menos que o classificado Avaí, o América-MG ainda não desistiu de disputar a Série A do Brasileiro em 2015. Punido com a perda de seis pontos pelo STJD, durante a competição, pela escalação irregular do lateral esquerdo Eduardo, o clube mineiro aposta suas fichas agora no tapetão. A esperança americana é que o Pleno do órgão confirme a sentença em primeira instância e exclua o Icasa do certame.

Caso isso ocorra, a expectativa é que todos os jogos do Icasa na competição sejam considerados nulos. Dessa forma, equipes que somaram mais pontos contra o clube cearense teriam sua pontuação bastante modificada, alterando a última vaga no G4. Pelos cálculos do América, o alviverde mineiro trocaria de posição com o Avaí e herdaria a última vaga ao acesso.

Se não tivesse perdido seis pontos, o América-MG teria terminado a Série B, com 67, na terceira colocação, atrás apenas de Joinville e Ponte Preta, com 70 e 69, e à frente de Vasco e Avaí, que fizeram 63 e 62, respectivamente.

Após o jogo em que goleou o Sampaio Corrêa, por 4 a 0, sábado, no Independência, resultado que não o classificou porque o Avaí venceu o Vasco, em Santa Catarina, por 1 a 0, a diretoria americana prometeu acompanhar de perto o caso no STJD, cujo julgamento pelo Pleno foi retirado da pauta da última quinta-feira.

Integrante do Conselho Administrativo do América-MG, Marcus Salum, e o presidente da Federação Mineira de Futebol (FMF), Castellar Neto, irão ao STJD, de acordo com o site oficial do clube, para “tentar fazer prevalecer a sentença do STJD em primeira instância, eliminando o Icasa da competição”.

Depois de perder 21 pontos em primeira instância, pena reduzida posteriormente a seis, pelo STJD, o América-MG, sob o comando de Givanildo Oliveira, fez uma campanha de recuperação. Foram 10 vitórias, quatro empates e apenas um derrota em 15 jogos, o que significa aproveitamento de 75,55%.

Dessa forma, Givanildo avalia como positiva a performance americana sob o seu comando. “Não pode dizer o contrário. Estou satisfeito, sim, pelo trabalho que foi realizado. Dentro e fora de campo. E os números não mentem, principalmente no futebol. É por isso que vocês (jornalistas) usam bastante as estatísticas. E os números estão aí, acho que temos 75% ou mais um pouquinho de aproveitamento. Infelizmente, não deu para chegar a um acesso à Primeira Divisão, mas o trabalho foi muito bem feito”, observou o treinador, que manifestou desejo de continuar o trabalho em 2015.