Topo

Botafogo domina e goleia CRB em dia de festa para Nilton Santos

Do UOL, no Rio de Janeiro

16/05/2015 18h19

Em dia de homenagens ao ídolo Nilton Santos - ele faria 90 anos neste sábado, se estivesse vivo -, o Botafogo conquistou sua segunda vitória no Campeonato Brasileiro da Série B. A equipe alvinegra goleou o CRB por 4 a 1, gols de Bill, Lulinha, Willian Arão e Élvis. Fernando descontou para os nordestinos. A festa para Nilton Santos ficou completa com a boa atuação do time de René Simões, que dominou o adversário no Engenhão.

Com seis pontos após duas rodadas disputadas, o Botafogo inicia caminhada de volta à elite do futebol nacional com força. Na próxima rodada, o Alvinegro enfrenta o Atlético-GO, fora de casa. O CRB fica nos três pontos e tenta recuperação contra mais um favorito na Série B, o Bahia.

Fases do jogo

Agressivo, o Botafogo partiu para cima do adversário nos minutos iniciais. Sassá, Pimpão e Bill trabalhavam bastante, ajudados pelas chegadas do volante William Arão. E o gol não demorou a sair, a partir do esquema montado por René Simões.

Aos 16min, Sassá partiu em velocidade pela esquerda e encontrou Bill. Livre na área, o atacante só teve o trabalho de esticar a perna para finalizar e marcar 1 a 0 para o Botafogo. A vantagem no placar deixou os donos da casa cômodos em campo, sem a mesma disposição em campo. A postura retraída alvinegra fez o CRB crescer e ganhar posse de bola, ainda que o clube nordestino não tenha dado tanto trabalho até o intervalo.

O segundo tempo começou com o Botafogo no ataque. Aos 4min, Bill teve gol anulado, em impedimento inexistente. Cinco minutos depois, Lulinha - que havia acabado de entrar em campo - marcou 2 a 0 para o Alvinegro após trapalhada do goleiro Julio César. O camisa 1 do CRB errou passe e entregou a bola para o meia atacante. Em sua estreia, Lulinha aproveitou a bobeira e chutou no canto.

Já sem ser incomodado, o Botafogo marcou 3 a 0, com Willian Arão. Após boa jogada de Pimpão pela esquerda, o volante recebeu livre e finalizou no canto do gol do CRB. Élvis, de cabeça após nova falha de Julio César, ampliou para 4 a 0.

O destaque negativo do Botafogo neste sábado ficou por conta da expulsão tola de Pimpão. O atacante retardou a partida ao chutar a bola com o jogo paralisado, recebeu o segundo cartão amarelo e acabou expulso aos 25min. Aos 31min, Fernando surgiu livre na direita para vencer Jefferson e fazer o gol de honra do CRB. 

O melhor: William Arão (Botafogo) - Segue em boa fase após o Campeonato Carioca. O volante aproveita muito bem as oportunidades de ataque, assim como ajudar a criar essas jogadas. Foi importante nesta missão contra o CRB. Também deixou a sua marca em bom chute de média distância.

O pior: Julio César (CRB) - Dois presentes para o Botafogo determinaram a goleada sofrida pelo seu time. O goleiro entregou a bola para Lulinha no segundo gol alvinegro. Pouco depois, falhou em cabeçada fraca de Élvis, que marcou 4 a 0 para os donos da casa.

Chave do jogo: A falha de Julio César no início do segundo tempo foi determinante para o resultado final. Em saída totalmente errada, o goleiro do CRB entregou a bola para Lulinha, que marcou 2 a 0 e acabou com o jogo.

Para lembrar

Festa para Nilton Santos - Lateral esquerdo com passagens marcantes por Botafogo e seleção brasileira, Nilton Santos faria 90 anos neste sábado, se fosse vivo. O Alvinegro não deixou a data ser esquecida e realizou uma série de homenagens ao ídolo. A família da "Enciclopédia do Futebol" foi convidada e apareceu no gramado com uma bandeira, jogadores vestiram camisa especial e um busto do lateral foi exibido no Engenhão. Uma foto de Nilton Santos em tamanho natural também foi colocada ao lado dos atletas perfilados antes do jogo. A torcida também fez a sua parte.

Camisa 99 - Em uma ação de marketing da nova patrocinadora do Botafogo, Bill foi o escolhido para usar um novo número de camisa. O atacante abandonou a tradicional 9 para colocar a 99 às costas. A novidade deu sorte para o atacante.

BOTAFOGO 4 x 1 CRB

Local: Engenhão, no Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Paulo Schleich Vollkopf (MS)
Auxiliares: Eduardo Gonçalves da Cruz (MS) e Claysson Vieira de Morais (MS)
Cartões amarelos: Pimpão, Willian Arão, Carleto e Marcelo Mattos (Botafogo); Clebinho, Kenedy e Gleidson Souza (CRB)
Cartão vermelho: Pimpão (Botafogo)
Gols: Bill, aos 16min do primeiro tempo, Lulinha, aos 9min do segundo tempo, Willian Arão, aos 16min do segundo tempo, e Elvis, aos 21min do segundo tempo, para o Botafogo; Fernando, aos 31min do segundo tempo, para o CRB

BOTAFOGO
Jefferson; Gilberto, Renan Fonseca, Diego Giaretta e Carleto; Marcelo Mattos (Camacho), Willian Arão e Daniel Carvalho (Elvis); Sassá (Lulinha), Pimpão e Bill
Técnico: René Simões

CRB
Julio César; Paulo Sergio, Daniel Marques, Audálio e Gleidson Souza; Glaydson Almeida (Fernando), Olívio, Leandro Brasília (Gerson Magrão), Clebinho (Kenedy) e Maxwell; Daniel Cruz
Técnico: Alexandre Barroso