Topo

Série B - 2019


Botafogo lidera Série B com folga. Mas nem tudo está às mil maravilhas

Pedro Martins/AGIF
Imagem: Pedro Martins/AGIF

Bernardo Gentile

Do UOL, no Rio de Janeiro

20/06/2015 06h00

Ninguém esconde no Botafogo que o principal objetivo da temporada é voltar à elite do futebol brasileiro. Melhor ainda se for com o título da Série B. Após oito rodadas, o Alvinegro lidera a competição com folgas: são três pontos de diferença para o Náutico, vice-líder do torneio. Isso, no entanto, não significa que tudo está às mil maravilhas no clube de General Severiano.

Artilheiro do Botafogo na temporada com 12 gols, Bill sofre com perseguição de parte da torcida. O atacante divide opiniões. Uns gostam do estilo aguerrido e dos gols marcados. Outros preferem focar nos pontos negativos e perdem a cabeça com cada erro do jogador. Esse foi exatamente o cenário visto no Engenhão durante substituição do atleta: misto de vaias e aplausos.

Outra situação que vem incomodando são as frequentes improvisações no time titular. Mesmo com jogadores de cada setor à disposição, o técnico René Simões prefere adaptar. É o que ocorre, por exemplo na lateral esquerda após cirurgia de Thiago Carleto. Pedro Rosa, que foi mal em dois jogos, perdeu espaço para Luis Ricardo, que trocou o lado direito pelo esquerdo para ser aproveitado.

No meio de campo a situação se repete. Após rescindir o contrato de Marcelo Mattos, o Botafogo tem algumas opções para o setor. Airton tem contrato acabando, mas segue à disposição. Além dele, o Alvinegro conta com Fernandes, Andreazzi e Geirton no elenco. Mas é Diego Giaretta quem foi utilizado como titular diante do Boa Esporte.

Isso sem levar em consideração a crise financeira, que não chega a ser uma novidade. O problema é que o Botafogo tem sofrido para conseguir liberar verbas penhoradas e viu a situação piorar ainda mais. Foi justamente por isso que o Alvinegro se viu na necessidade de rescindir com Marcelo Mattos, fazendo acordo para pagar o valor em um período maior, evitando novas dívidas.

Líder da Série B, com 20 pontos, o Botafogo volta a campo no próximo sábado, quando visitará o Macaé, no Moacyrzão. A partida chegou a ser cogitada em Brasília, mas será realizada mesmo na cidade fluminense.