Topo

Palco de Vasco x Tupi, S. Januário vira 'baile de favela' e traz longo tabu

Bruno Braz

Do UOL, no Rio de Janeiro

21/05/2016 06h00

Quem tem frequentado São Januário este ano sabe que a música já está na boca da galera. O hit “Baile de Favela”, de MC João, ganhou ao menos três versões dos vascaínos e embala mais uma vez o Cruzmaltino na partida deste sábado, às 16h, contra o Tupi, pela Série B do Brasileiro, no estádio que há 10 meses não sabe o que é derrota dos donos da casa.

Vizinho à comunidade Barreira do Vasco, na Zona Norte do Rio, São Januário é enaltecido na paródia geralmente após os gols ou depois do apito final de uma vitória. Em todas as versões, o alvo principal é o rival Flamengo.

Numa delas, os vascaínos brincam com o fato do Rubro-Negro estar órfão de estádio e ter pedido para jogar na casa cruzmaltina: “Ô, mulambo, tu não estádio! Ô, mulambo, tu não estádio! Pediu pra jogar, em São Januário, Eurico falou: ‘joga na casa do c...’”.

A canção tem feito tanto sucesso que até mesmo os jogadores já absorveram. Durante o voo fretado após o título da Taça Guanabara sobre o Fluminense, em Manaus, o zagueiro Rafael Vaz gravou um vídeo onde todos eles aparecem cantando “São Januário, baile de favela” (vídeo acima).

Famoso pela pressão exercida por seus torcedores que ficam próximos ao gramado, o estádio presenciou a última derrota do Vasco dia 26 de julho de 2015, na goleada sofrida por 4 a 1 para o Palmeiras pelo Campeonato Brasileiro.

Este ano, porém, a presença do público não tem sido das melhores, diferentemente de outras praças em que o Vasco mandou seus jogos e teve casa cheia, mas o técnico Jorginho minimizou o fato:

“Se o torcedor de Manaus, Cariacica, São Luís nos visse todos os dias, também não lotaria sempre. No Rio é diferente. Seria importante ter o apoio, a casa cheia, mas entendemos até a situação de crise que o país vive. Fazendo os resultados e entrando compenetrados, certamente faremos grandes jogos em São Januário e o torcedor vai vir”.

Para a partida, o técnico novamente não contará com o lateral direito Madson, que segue com uma lesão no adutor da coxa esquerda. Em seu lugar atua Yago Pikachu, com o paraguaio Julio dos Santos voltando ao meio de campo.

VASCO X TUPI
Local:
São Januário, Rio de Janeiro (RJ)
Data e hora: 21 de maio de 2016, às 16h
Árbitro: Francisco Carlos do Nascimento (AL)
Auxiliares: Pedro Jorge Santos de Araújo (AL) e Brigida Cirilo Ferreira (AL)

VASCO
Martín Silva, Yago Pikachu, Luan, Rodrigo e Julio Cesar; Marcelo Mattos, Julio dos Santos, Andrezinho e Nenê; Jorge Henrique e Thalles
Técnico: Jorginho

TUPI
Glaysson; Formiga, Heitor, Rodolfo Mol e Bruno Costa; Rafael Jataí, Filipe Alves e Marcos Serrato; Jonathan, Thiago Silvy e Giancarlo
Técnico: Ricardo Drubscky