Topo

Mudança tática no ataque do Vasco faz a diferença no reencontro com vitória

Carlos Gregório Jr/Vasco.com.br.
Imagem: Carlos Gregório Jr/Vasco.com.br.

Do UOL, em São Paulo

11/09/2016 06h02

O Vasco voltou a vencer no sábado (10) após seis jogos de jejum – cinco na Série B do Campeonato Brasileiro e um na Copa do Brasil. Uma mudança tática no setor ofensivo cruzmaltino foi crucial para encerrar a fase ruim com o triunfo por 3 a 2 sobre o Oeste.

Para se reencontrar com o resultado positivo e espantar a má fase, o técnico Jorginho decidiu sacar o volante Marcelo Mattos do time titular e colocar um terceiro atacante ao lado de Éderson e Jorge Henrique: Júnior Dutra.

O trio de ataque fez diferença na partida contra o Oeste e deu trabalho ao goleiro Felipe Alves no primeiro tempo. O segundo gol da equipe do Vasco, por exemplo, aconteceu depois de uma parceria entre o setor ofensivo e o meio-campo. Nenê recebeu de Jorge Henrique e tocou para Éderson mandar para o fundo das redes.

Responsável pela alteração, o comandante vascaíno ficou satisfeito com a atuação de todo o time e elogiou os jogadores.

"Eles estavam jogando com três zagueiros, e queríamos colocar três homens e aproximar o Nenê para ter a oportunidade de pressionar o goleiro. As coisas aconteceram bem no primeiro tempo. Dutra e Ederson cansaram. Fomos muito feliz, porque ganhamos velocidade pela direita quando entrou o Madson (no lugar de Dutra)", analisou Jorginho em entrevista coletiva.

Um desconforto muscular em Jorge Henrique acabou desfazendo o trio titular no fim do primeiro tempo. Mesmo assim, Jorginho manteve a estratégia e colocou o atacante Éder Luis no lugar.

O mesmo aconteceu com Éderson no meio da etapa final do confronto. O jogador deixou o campo com dores e o comandante do Vasco não hesitou e colocou o também atacante Thalles para substituir aos 21 minutos.

Thalles não decepcionou e, quando os torcedores presentes no estádio São Januário já não tinham esperança, mandou um cruzamento na medida para Yago Pikachu marcar o gol da vitória do Vasco aos 46 do segundo tempo.

"Era natural que o Dutra cansasse, foi a primeira partida em que jogou o tempo todo. Éderson vinha sentindo dores, deixamos ele fora dos treinos por dois dias. Jorge Henrique, infelizmente, foi surpresa (sentiu dor no músculo posterior da coxa)", disse o técnico. 

Com o resultado, o Gigante da Colina chegou aos 44 pontos e voltou ao primeiro lugar da segunda divisão do Brasileirão. Na próxima rodada da competição nacional, o Vasco visita o Goiás na próxima terça-feira (13), às 21h30 (de Brasília), no estádio Serra Dourada.