Topo

Inter lapida promessa com crescimento muscular e 'proteção' contra euforia

Juan, meia do Inter, recebe tratamento especial para render mais pelo time - Ricardo Duarte/Inter
Juan, meia do Inter, recebe tratamento especial para render mais pelo time Imagem: Ricardo Duarte/Inter

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

17/06/2017 04h00

Juan é a mais nova promessa do Inter. Ao entrar bem repetidamente no time, o jovem de 20 anos se consolidou como opção no elenco e, na ausência de D'Alessandro que está suspenso, será titular neste sábado diante do Santa Cruz às 16h30 (de Brasília), no Recife. Atento aos holofotes, o Inter blinda o atleta da euforia pelas chances e realiza um trabalho de crescimento muscular.

Juan ainda é franzino. Mede 1,72, pesa 69 Kg. Por isso, passa por um processo de fortalecimento para ganhar massa muscular. Até pela posição em que joga e os constantes contatos com volantes e zagueiros adversários. A ideia é que gradualmente ele possa suportar melhor o nível de competitividade dos jogos da Série B.

Qualidade ele está mostrando ter. Foram quatro partidas com a camisa vermelha, a última no segundo tempo do duelo de terça-feira contra o América-MG. Mesmo com empate, ele mostrou personalidade ao acertar passes definitivos, lances de calcanhar e dribles.

Já havia sido assim contra o Náutico, no Beira-Rio. Na ocasião ele sofreu um dos quatro pênaltis marcados na partida que o Colorado venceu por 4 a 2.

Em entrevista coletiva, ele disse que não gosta de comparações, mas tem Iniesta, do Barcelona, como ídolo. Além de D'Alessandro e outros colegas de clube que o ajudam para conter a euforia.

O mesmo faz a direção do clube. Internamente os dirigentes tentam brecar qualquer tipo de expectativa. O discurso padrão trata Juan como 'um jovem com talento' e mira não colocar sobre as costas do garoto um peso além do que ele possa carregar.

"Estou tranquilo e espero ajudar. Fiquei contente pela atuação, infelizmente a vitória não veio. Mas o importante é ajudar os meus companheiros", disse na saída de campo após o jogo com América-MG.

Juan tem contrato com Inter até 2019. Nas categorias de base é considerado um meia clássico, o jogador do drible e do último passe, que deixa os atacantes em condições de marcar. Algo cada vez mais raro no futebol de hoje.

FICHA TÉCNICA
SANTA CRUZ X INTERNACIONAL

Data e hora: 17/06/2017 (sábado), às 16h30
Local: estádio do Arruda, em Recife (PE)
Árbitro: Rodrigo Alonso Ferreira (SC)
Auxiliares: Emerson Augusto de Carvalho (SP-Fifa) e Marcelo Carvalho Van Gasse (SP-Fifa)

SANTA CRUZ: Júlio César; Nininho, Jaime, Bruno Silva e Roberto; Tiago Primão, Elicarlos e Léo Lima; Bruno Paulo, Pitibull e André Luís (Augusto)
Técnico: Adriano Teixeira (interino)

INTERNACIONAL: Danilo Fernandes; Junio, Danilo Silva, Léo Ortiz e Carlinhos; Dourado, Uendel, Juan e Carlos (Charles); Marcelo Cirino e Nico López
Técnico: Guto Ferreira