Topo

Justiça suspende por 90 dias duas organizadas do Inter após confusão

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

08/07/2017 21h43Atualizada em 08/07/2017 21h53

Após reunião no Juizado Especial Criminal (Jecrim) do Beira-Rio neste sábado (08), o Juizado do Torcedor atendeu pedido do Ministério Público do Rio Grande do Sul e determinou a suspensão de duas torcidas organizadas do Inter. Estão vetadas em jogos a Guarda Popular e a Camisa 12 pelo prazo de 90 dias. 

Tudo em razão das cenas de vandalismo que sucederam o empate em 1 a 1 com o Criciúma. A casa do Internacional foi depredada, vidros quebrados, pedras arrancadas e usadas como arma contra policiais e até a loja oficial do Internacional acabou sendo saqueada. 

A reunião durou mais de uma hora e depois dela ficou determinada que as organizadas não poderão estar presentes em jogos do Inter em casa pelos próximos 90 dias. O pedido da Promotoria do Torcedor, inicialmente, era de suspensão por 180 dias.Mas decidiu-se por 90. Em contato com a reportagem do UOL Esporte, Márcio Bressani, titular da Promotoria do Torcedor, explicou que a solicitação de uma pena maior se deve a reincidência das duas organizadas e a necessidade de apuração de todos os fatos referentes aos protestos. Camisa 12 e Guarda Popular também brigaram entre si em frente ao Gigantinho, ginásio de esportes no complexo Beira-Rio, na saída do jogo. 

Protestos cada vez mais violentos tornaram-se comum após tropeços do Inter em casa. Ao menos cinco já aconteceram neste ano. Outros tantos na campanha do rebaixamento no ano passado. Na semana passada, por exemplo, um torcedor foi detido e outros 10 identificados e proibidos de frequentar praças desportivas. 

As mesmas organizadas

Foram as mesmas organizadas que protagonizaram cenas de violência no primeiro jogo do Internacional nesta temporada. Foi fora de casa, contra o Veranópolis. Na ocasião, uma briga entre elas acabou com arremesso de pedras no estádio Antonio David Farina. Depois de momentos de tensão, o clima acalmou-se. O Inter chegou a ser punido com perda de dois mandos de campo (poderiam ser 10), mas reverteu em pagamento de cestas básicas.