Topo

Atacante do Ceará planeja queixa contra atleta do Inter por injúria racial

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

12/07/2017 11h13

O atacante Elton, do Ceará, planeja prestar queixa contra o zagueiro Victor Cuesta, do Internacional, na tarde desta quarta-feira (12), em Fortaleza. O jogador acusa o colega de profissão de tê-lo chamado de 'macaco' em discussão durante o segundo tempo do duelo entre as equipes, na terça.

Em contato com a reportagem do UOL Esporte, a assessoria de imprensa do clube nordestino informou que o jogador irá decidir sobre prestar queixa após reunir-se com o departamento jurídico do clube. O encontro deve ocorrer até o início da tarde.

A realização do Boletim de Ocorrência não depende da existência de registros de imagem. Na transmissão de televisão da partida fica evidente a discussão entre o atacante, que tem passagem por Corinthans e Vasco, e o defensor argentino ex-Independiente. Elton aponta para o jogador do Inter e fala com árbitro repetidamente. Porém não há o registro do momento exato em que Cuesta teria utilizado tais palavras para agredir o rival.

A acusação foi feita depois do jogo. Na zona mista do Castelão, Elton não escondeu descontentamente. "Foi o Victor Cuesta, zagueiro. Me chamou de macaco", disse. "É lamentável. Nos tempos de hoje uma atitude dessas... É absurdo que isso ocorra. Alguns jogadores do time deles ouviram ele falar. Perdi a cabeça porque sou um ser humano. É inadmissível que uma atitude dessas ocorra. Tomara que as câmeras tenham pego este momento. Ficamos tristes, chateados. O Inter é um time grande e não merece ter um jogador desses, com uma atitude dessas", completou.

O jogador não realizou o registro oficial do ocorrido ontem pois preferiu se reunir com a família e conversar com os advogados do clube. A decisão sobre dar segmento ao processo ou não será tomada em conjunto.

Cuesta não se manifestou depois do jogo. Mas a direção do Internacional relatou conversa com o jogador no vestiário do Castelão e que ele nega ter utilizado tais termos.

"Em relação a esta questão do Cuesta, falamos com ele e disse que não falou nada neste sentido. Houve uma discussão, ele foi xingado, mas não usou estes termos. Ele tem uma carreira longa, nunca se envolveu em coisas neste sentido. O jogado está dizendo que não fez, outro atleta está dizendo que ouviu ele falar estes termos que condenamos. Mas confiamos nele e ele diz que não fez. Discutiram, mas o que ele está sendo acusado, diz que não falou", afirmou o vice de futebol do Inter, Roberto Melo. "Tenho que confiar no que o jogador nos disse. Ele falou outros termos e talvez o jogador do Ceará tenha entendido errado. Nosso jogador nos passou que não falou. Não sei se alguém ouviu, eu não estava dentro de campo. É difícil, torcida gritando, estádio, pode ter algum ruído. Neste momento temos que falar do jogo e da vitória", completou.

Em campo, o Internacional venceu o Ceará por 2 a 0 e subiu para o 5º lugar na classificação da Série B.