Topo

Apoio ou protesto? Inter volta ao Beira-Rio preocupado com ambiente

Torcida do Internacional no Beira-Rio: apoio ou protesto contra o time? - Jeferson Guareze/AGIF
Torcida do Internacional no Beira-Rio: apoio ou protesto contra o time? Imagem: Jeferson Guareze/AGIF

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

18/07/2017 04h00

O Internacional volta ao Beira-Rio preocupado. Depois de conquistar uma boa vitória, mas ser derrotado na última rodada, ambos os compromissos fora de casa, o Colorado recebe o Luverdense nesta terça-feira (18) a partir das 21h30 (de Brasília) esperando apoio, mas temendo mais uma onda de protestos.

A memória não precisa ser muito boa para recordar o que aconteceu nos últimos jogos em casa. O Inter perdeu para o Boa Esporte e viu a torcida protestar forte e entrar em conflito com a Brigada Militar nos arredores do Beira-Rio. Em seguida, empatou com o Criciúma e a violência só cresceu. Tanto que houve feridos e vários focos de conflito, com o estádio depredado, vidros quebrados, portas arrancadas e até furtos na loja oficial do clube.

Duas organizadas do clube, a Camisa 12 e a Guarda Popular foram suspensas pela Justiça. 10 torcedores identificados nas confusões estão alijados do direito de comparecer em praças desportivas pelo prazo de 90 dias.

A tensão só atrapalha o time. Os jogadores do Internacional admitem a dificuldade de conviver com a torcida durante os jogos da Série B. Os aficionados querem sempre a equipe vencendo de forma consistente as partidas, empurra ao ataque e acaba apressando algumas jogadas do time. Reflexo disso é a campanha ruim como mandante. A segunda pior entre os 20 participantes da segunda divisão nacional.

Além disso, o temor de vaias e protestos também é evidente. Tanto que o clube se reuniu com torcedores e líderes de organizadas, além de responsáveis pela segurança e demais aficionados para debater atitudes positivas. Um seminário foi realizado na segunda-feira pela segurança no Beira-Rio.

A segurança será reforçada para a partida desta terça. O efetivo de profissionais contratados pelo clube e stewards cresceu em relação aos compromissos anteriores. Gradis e proteções em áreas de risco serão instaladas antes mesmo da partida.

Em campo, o técnico Guto Ferreira não contará com Klaus e deve escalar Léo Ortiz na zaga. A ideia é dar tranquilidade ao elenco para que, independente da reação vinda das cadeiras do estádio vermelho, o resultado positivo seja conquistado.

FICHA TÉCNICA
INTERNACIONAL X LUVERDENSE
Data e hora:
18/07/2017 (Terça-feira), às 21h30 (Brasília)
Local: estádio Beira-Rio, em Porto Alegre (RS)
Transmissão na TV: PPV e Sportv
Árbitro: Igor Junio Benevenuto
Auxiliares: Márcio Eustáqui Santiago e Celso Luiz Silva
INTERNACIONAL: Danilo Fernandes; Claudio Winck, Léo Ortiz, Victor Cuesta e Uendel; Rodrigo Dourado, Edenílson, Felipe Gutiérrez e D'Alessandro; Nico López e William Pottker.
Técnico: Guto Ferreira
LUVERDENSE: Diogo Silva; Aderlan, Willian, Pablo e Paulinho; Ricardo, Moacir e Sérgio Mota; Rafael Silva, Léo Cereja (Douglas Baggio) e Alfredo.
Técnico: Júnior Rocha