Topo

Chegada de Damião amplia principal estratégia ofensiva do Inter: cruzamento

Leandro Damião é arma para "força aérea" do Internacional em jogos da segunda divisão - Ricardo Duarte/Inter
Leandro Damião é arma para 'força aérea' do Internacional em jogos da segunda divisão Imagem: Ricardo Duarte/Inter

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

30/07/2017 11h00

A contratação de Leandro Damião pelo Internacional tem uma razão clara: poder na bola aérea. A característica de centroavante clássico, de força, de utilização do tamanho como ameaça ao gol rival apenas reforça a principal estratégia ofensiva do time gaúcho na Série B: cruzamentos para área.

O site especializado em estatísticas de futebol, Footstats, mostra um cenário evidente sobre as alternativas ofensivas do Inter. O Colorado busca a ponta e cruza para área. Até agora, mesmo sem a presença de um centroavante, já que Nico López é sabidamente um jogador de trabalhar a bola pelo chão e está longe de ter imposição físicas.

Nos últimos cinco jogos, o que menos cruzamentos teve para área foi diante do Ceará. Na vitória por 2 a 0 fora de casa, apenas 12 vezes a bola foi erguida para área. Três de forma correta. Contra o Vila Nova, na penúltima rodada, 23 cruzamentos, três corretos. Diante do CRB, mais 28 cruzamentos com cinco certos. Contra o Oeste, no Beira-Rio, foram 34 cruzamentos, nove certos e inclusive um gol desta forma, que abriu o placar. O pico veio diante do Luverdense quando 43 vezes a jogada preferida do setor ofensivo foi erguer na área e 14 vezes acabou em conclusão.

Em números absolutos, o Inter efetuou 142 cruzamentos no recorte dos últimos cinco jogos. Todos sem a figura do centroavante clássico. Uma média de 28,4 cruzamentos por jogo. Acertou 34, que totaliza 24,1% de aproveitamento no quesito.

"O importante não é ter um repertório muito vasto de jogadas, mas ter jogadas efetivas, que independente do adversário, com capacidade ou não, sejam impositivas e surtam o produto final, que é o gol. Não adianta ter 10 ou 12 jogadas se o gol não sair. E tudo é um processo, e isso é cobrado. O aproveitamento cresce com treinamentos. Descanso e depois tempo de treino para que o jogador possa se aplicar numa situação de treino semelhante ao jogo, para que a repetição na partida ocorra com o repertório já assimilado. Tivemos só duas semanas para isso", explicou o técnico Guto Ferreira.

A contratação de Leandro Damião deve aumentar a efetividade desta jogada. Com 1,87 de altura, o jogador de 27 anos é conhecido pelo poder de concluir com qualidade lançamentos para área. Além disso, pode utilizar a força para ao menos abrir espaço neste tipo de lance.

Damião pode estrear na próxima terça-feira diante do Goiás. O jogo vale pela penúltima rodada do primeiro turno da Série B e será disputada no Beira-Rio às 21h30 (de Brasília).

Confira o número de cruzamentos do Inter nos últimos cinco jogos: 

34 cruzamentos contra o Oeste - 9 certos (25%)
25 cruzamentos contra o Vila Nova - 3 certos (12%)
43 cruzamentos contra o Luverdense - 14 certos (26%)
28 cruzamentos contra o CRB - 5 certos (18%)
12 cruzamentos contra o Ceará - 3 certos (25%)

TOTAL:
142 cruzamentos, média de 28,4 por jogo.
34 certos, aproveitamento de 24,1%.