Topo

Técnico do Goiás foi protagonista no rebaixamento do Inter. Duas vezes

Argel Fucks comandou o Inter no começo de 2016 e depois "sepultou" o time gaúcho - Ricardo Duarte/Divulgação SC Inter
Argel Fucks comandou o Inter no começo de 2016 e depois 'sepultou' o time gaúcho Imagem: Ricardo Duarte/Divulgação SC Inter

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

01/08/2017 11h00

Argel Fucks será adversário do Inter novamente. Ex-zagueiro do Colorado, o treinador foi protagonista no rebaixamento do time, em 2016. Duas vezes. Por ter começado a campanha que culminou com a queda e ainda por ter 'sepultado' o time de Porto Alegre no comando do Vitória.

Argel terminou a temporada 2015 como técnico do Inter. Preparou o time na pré-temporada, montou elenco 'rejuvenescido', como dizia ser a determinação da direção, começou com ótimos resultados. No Gauchão, terminou a primeira fase em terceiro, mas avançou batendo São Paulo-RS e São José-RS, e foi campeão derrotando o Juventude na final.

Embalou e começou o Brasileirão rompendo recordes. No início de junho o Inter tinha uma derrota em 28 jogos. Ficou 18 invicto e levou apenas um gol em 11 partidas. Liderava o Brasileiro que acabara de começar com mais de 70% de aproveitamento. Tinha sua melhora arrancada na era dos pontos corridos.

Mas tudo veio abaixo em seguida. No dia 16 de junho, quando bateu o Atlético-MG por 2 a 0 e teve sua melhor atuação da época, o Colorado entrou em uma péssima fase que acabaria apenas na segunda divisão. Ficou 14 partidas consecutivas sem vitória. E no sexto destes, em 10 de julho, após perder para o Santa Cruz, o técnico foi demitido.

"Se o Inter não tivesse me demitido, não teria caído para a segunda divisão", disse Argel à "Rádio Grenal" no início do ano.

O Inter seguiu o calvário daquela temporada, Argel assumiu o Figueirense no dia seguinte. Um mês depois pediu demissão do time de Santa Catarina, e em 12 de setembro foi anunciado pelo Vitória.

Quis o destino que três dias depois viesse a estreia, exatamente contra o Internacional. No Beira-Rio, Argel reviu ex-comandados, recebeu carinho deles, não o mesmo da torcida. E para 'sepultar' de vez o Colorado, venceu por 1 a 0, utilizando uma falha conhecida da equipe, a bola parada defensiva.

Era confronto direto pela corrida contra as últimas posições. O Vitória abriu vantagem e os pontos fizeram falta ao Inter no fim. Invertendo-se aquele placar, quem cairia para Série B seriam os baianos, não os gaúchos. A tabela final colocou o time comandando por Argel escapando da queda com 45 pontos. O Inter rebaixado com 43.

Argel estreou pelo Goiás contra o Ceará, fora de casa. Venceu por 1 a 0. Em seguida comandou o time no 3 a 0 sobre o CRB. E agora fará sua terceira partida.

"Todo mundo conhece todo mundo no futebol. Talvez um conhecimento mais profundo, ele não tenha do time do Inter. Teria se tivesse muitos jogadores do ano passado. Mas até pelo tempo que jogou no sábado, essa essência, esses detalhes, é um tempo muito remoto para montar algo em cima disso, ou buscar detalhes. Vai mais de como vai posicionar o time dele", avaliou Guto Ferreira, técnico do Inter, sobre o duelo. "Sabemos da capacidade do Argel, da forma guerreira que ele monta os times dele. O Goiás tem jogado muito bem", completou o treinador.

Nesta terça-feira (01), ele estará novamente no reservado oposto ao do Inter. Carregando a marca de ter participado diretamente do primeiro rebaixamento da história do clube. Duas vezes.

FICHA TÉCNICA
INTERNACIONAL X GOIÁS
Data e hora:
01/08/2017 (Terça-feira), às 21h30 (Brasília)
Local: estádio Beira-Rio, em Porto Alegre (RS)
Transmissão na TV: Sportv e PPV
Árbitro: Paulo Roberto Alves Júnior (PR)
Auxiliares: Bruno Boschillia e Rafael Trombeta (Ambos do PR)
INTERNACIONAL: Danilo Fernandes; Claudio Winck, Klaus, Cuesta e Uendel; Rodrigo Dourado, Edenílson e Camilo; Eduardo Sasha, William Pottker e Leandro Damião.
Técnico: Guto Ferreira
Goiás: Marcelo Rangel; Tony, David Duarte (Bruno Aguiar), Alex Alves e Carlinhos; Pedro Bambu, Elyeser e Andrezinho. Carlos Eduardo, Léo Gamalho e Júnior Viçosa.
Técnico: Argel Fucks