Topo

Inter vira turno 'na média' de grandes na Série B e alerta contra oscilação

O Inter de Uendel (f) se recuperou no fim do primeiro turno da Série B - Ricardo Duarte/Divulgação
O Inter de Uendel (f) se recuperou no fim do primeiro turno da Série B Imagem: Ricardo Duarte/Divulgação

Do UOL, em Porto Alegre

06/08/2017 04h00

Após 16 rodadas o Inter era o segundo pior entre os grandes que disputaram a Série B no sistema de pontos corridos (a partir de 2006). Mas melhorou. As três vitórias seguidas levaram a equipe a 33 pontos conquistados, colocaram o Colorado 'na média' e geram alerta contra oscilação até o fim do certame.

O melhor entre os grandes na segunda divisão é, de longe, o Corinthians de 2008. O time paulista assumiu a liderança da competição na segunda rodada e manteve isso até o fim. Na virada do turno somava 46 pontos e estava em primeiro. Terminou com a taça e 85 pontos.

O Palmeiras de 2013 também é um bom exemplo a ser seguido. Liderava o torneio com 42 pontos na virada do turno. Encerrou a competição com 79 pontos e na mesma posição.

Em seguida, um caso curioso. No ano passado, o Vasco liderava a Série B na virada do turno. Somava 39 pontos. Porém teve uma brusca queda de rendimento na segunda metade da competição e terminou subindo apenas graças a uma vitória na última rodada. Foi 3º com 65 pontos.

"O Vasco estava 4 pontos na frente do Atlético-GO. No fim, o Atlético-GO foi campeão com 11 pontos a mais que o Vasco. O Bahia terminou o turno 8 pontos atrás da zona de classificação, 10 pontos atrás do Ceará, que era o vice-líder. E terminou a competição 9 pontos na frente do Ceará. Ou seja, tirou 19 pontos", lembrou o vice de futebol do Inter, Roberto Melo.

Em 2009 o Vasco liderava a competição na virada do turno com 37 pontos e foi campeão com 76. Em seguida já vem o Inter, com 33 pontos. Depois o Vasco de 2014 com 32 pontos e o Atlético-MG de 2006 com 32. Ambos estavam em 5º na virada dos respectivos turnos e acabaram Vasco em 3º com 63 e Galo campeão com 71.

"É um campeonato de resistência, de chegada, não de largada. Agora temos que manter a regularidade. Não ganhamos nada ainda. Temos todo o segundo turno e esperamos ganhar cada vez mais", acrescentou o dirigente do Inter.

Na segunda colocação da Série B, o Colorado está três pontos atrás do América-MG, líder da competição. Na próxima rodada encara o Londrina, em casa.

"Os últimos jogos são quatro vitórias em cinco. Cinco vitórias em sete jogos. Tivemos uma grande oscilação, mas entendemos que aconteceu quando fizemos a troca de treinador, que nunca gostamos de fazer mas entendíamos ser necessário. Ali o Guto teve uma sequência de jogos e viagens sem tempo para treinar o time. Daí deixamos de fazer algumas coisas boas que vínhamos fazendo. Não vai acontecer de novo, vamos trabalhar muito contra isso", finalizou Melo.