Mais perto ou mais longe: do que o Inter precisa para retornar à Série A?

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

  • Ricardo Duarte/SC Internacional

    Se histórico for cumprido, Inter precisa de 10 vitórias para subir com tranquilidade. 14 para título

    Se histórico for cumprido, Inter precisa de 10 vitórias para subir com tranquilidade. 14 para título

Com 33 pontos no fim do primeiro turno, o Internacional é vice-líder da Série B. E começa, então, a calcular o que será necessário para confirmar o regresso à elite do futebol nacional. Baseado em todas as temporadas de pontos corridos (desde 2006), a reportagem do UOL Esporte calculou um cenário geral.

São 11 temporadas de segunda divisão com o formato atual. E para situar o time vermelho na disputa, foi feita a média de pontos obtida por aqueles que conseguiram subir de divisão.

O quarto colocado, linha de corte para subir, somou, em média, 63 pontos. O melhor último classificado foi o Vitória de 2012, que só conseguiu jogar a Série A do ano seguinte porque somou 71 pontos. O pior foi o mesmo Vitória, em 2007, que subiu com míseros 59 pontos.

Com isso, o Inter precisaria somar mais 30 pontos para atingir a média. Ou seja, conquistando mais 10 vitórias, sobe com alguma tranquilidade. O aproveitamento necessário até o fim da competição é de 52,6%.

Já em relação ao título a condição é um pouco mais complicada. O 'melhor primeiro' da Série B de pontos corridos foi o Corinthians de 2008. O Timão fez 85 pontos na competição. Ao mesmo tempo, o campeão com pior pontuação foi o Coritiba de 2007, que ergueu a taça com apenas 69 pontos.

Em média, os primeiros colocados somam 75 pontos. Para isso, o Inter teria que fazer mais 42, superando a campanha do líder no primeiro turno. São 14 vitórias. Em aproveitamento, é necessário ter 73,6% de aproveitamento.

Considerando que o líder da Série B de hoje tem 36 pontos, aproveitamento de 63%, a competição deste ano não está situada entre as 'melhores pontuadas' no histórico de disputa. Ou seja, é possível atingir os objetivos com valores um pouco abaixo da média.

O próximo compromisso do Internacional será no sábado às 16h30 (de Brasília) diante do Londrina. Uma vitória combinada com derrota do América-MG contra o Náutico faz o Colorado assumir a liderança da competição graças ao saldo de gols.

UOL Cursos Online

Todos os cursos