Topo

Mais perto ou mais longe: do que o Inter precisa para retornar à Série A?

Se histórico for cumprido, Inter precisa de 10 vitórias para subir com tranquilidade. 14 para título - Ricardo Duarte/SC Internacional
Se histórico for cumprido, Inter precisa de 10 vitórias para subir com tranquilidade. 14 para título Imagem: Ricardo Duarte/SC Internacional

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

08/08/2017 09h52

Com 33 pontos no fim do primeiro turno, o Internacional é vice-líder da Série B. E começa, então, a calcular o que será necessário para confirmar o regresso à elite do futebol nacional. Baseado em todas as temporadas de pontos corridos (desde 2006), a reportagem do UOL Esporte calculou um cenário geral.

São 11 temporadas de segunda divisão com o formato atual. E para situar o time vermelho na disputa, foi feita a média de pontos obtida por aqueles que conseguiram subir de divisão.

O quarto colocado, linha de corte para subir, somou, em média, 63 pontos. O melhor último classificado foi o Vitória de 2012, que só conseguiu jogar a Série A do ano seguinte porque somou 71 pontos. O pior foi o mesmo Vitória, em 2007, que subiu com míseros 59 pontos.

Com isso, o Inter precisaria somar mais 30 pontos para atingir a média. Ou seja, conquistando mais 10 vitórias, sobe com alguma tranquilidade. O aproveitamento necessário até o fim da competição é de 52,6%.

Já em relação ao título a condição é um pouco mais complicada. O 'melhor primeiro' da Série B de pontos corridos foi o Corinthians de 2008. O Timão fez 85 pontos na competição. Ao mesmo tempo, o campeão com pior pontuação foi o Coritiba de 2007, que ergueu a taça com apenas 69 pontos.

Em média, os primeiros colocados somam 75 pontos. Para isso, o Inter teria que fazer mais 42, superando a campanha do líder no primeiro turno. São 14 vitórias. Em aproveitamento, é necessário ter 73,6% de aproveitamento.

Considerando que o líder da Série B de hoje tem 36 pontos, aproveitamento de 63%, a competição deste ano não está situada entre as 'melhores pontuadas' no histórico de disputa. Ou seja, é possível atingir os objetivos com valores um pouco abaixo da média.

O próximo compromisso do Internacional será no sábado às 16h30 (de Brasília) diante do Londrina. Uma vitória combinada com derrota do América-MG contra o Náutico faz o Colorado assumir a liderança da competição graças ao saldo de gols.