Topo

Quase queda e percentual de campeão. Guto Ferreira fecha um turno no Inter

Técnico Guto Ferreira está no Inter por exatamente um turno da Série B - Ricardo Duarte/SC Internacional
Técnico Guto Ferreira está no Inter por exatamente um turno da Série B Imagem: Ricardo Duarte/SC Internacional

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

09/09/2017 04h00

Guto Ferreira completa, neste sábado (09), um turno da Série B sob comando do Internacional. Foi exatamente contra o Juventude que o técnico estreou no comando do Colorado. E o que parecia uma passagem turbulenta pelas dificuldades do início se transformou num trabalho sólido e com aproveitamento de campeão.

Não foi fácil. Logo no começo de sua caminhada, Guto Ferreira conviveu com o ápice da pressão no Inter. Empatou a partida de estreia diante do Juventude e foi alvo de protestos nos jogos que seguiram com tropeços em casa. Os mais fortes deles diante de Boa Esporte e Criciúma, ambos jogos em casa, com uma derrota e um empate.

Foi quando Guto balançou no comando técnico. A direção do Inter esperava que os resultados aparecessem mais rapidamente. Em seguida, o time oscilou de novo ao perder para o CRB e veio o ultimato: ou as vitórias aconteciam nos dois jogos seguintes, ou o trabalho poderia ser interrompido.

Mas o sistema implantado aos poucos fez efeito. Em diante foram só vitórias. Seis jogos consecutivo em que o time gaúcho não conhece nem o empate na Série B. Se vier o sétimo, diante do Ju neste sábado às 16h30 (de Brasília), o Inter iguala o recorde de vitórias do Corinthians na Série B de 2008.

"Buscamos sempre fazer o melhor, administrar o grupo, fazer todos seguir acreditando e buscando evolução. Serão 16 jogos muito difíceis daqui para frente. Da chegada até agora, a partida 19 no comando, a equipe não começou tão bem, e foi deslanchar só agora. E mais do que nunca agora é preciso ter uma postura muito sólida, bem fincado no chão para não perder o ritmo que estamos. Conforme formos crescendo, os adversários vão se preparando melhor para nos derrubar. Não podemos hamais nos acomodar. Temos que seguir buscando intensidade, imposição de jogo, respeito ao adversário, e respeitar é jogar muito bem", disse o treinador.

Um turno quer dizer 19 jogos na Série B comandando o Inter. O aproveitamento no torneio é 66%. Foram 11 vitórias, 5 empates e 3 derrotas, um total de 38 pontos conquistados, dos 42 do Inter na competição. Ao todo, 30 gols marcados e 14 sofridos.

Levando em conta a Série B do ano passado, o aproveitamento de 66% é exatamente o mesmo do Atlético-GO terminou sua participação no certame com 76 pontos, em primeiro, com 10 de vantagem sobre o vice-campeão Avaí.

FICHA TÉCNICA
JUVENTUDE X INTERNACIONAL
Data e hora
: 09/09/2017 (Sábado), às 16h30 (Brasília)
Local: estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul (RS)
Transmissão na TV: Globo, Sportv e PPV
Árbitro: Bruno Arleu de Araújo
Auxiliares: Eduardo de Souza Couto e Gabriel Conti Viana
JUVENTUDE: Matheus; Vidal, Domingues, Micael e Pará; Fahel, Lucas, Juninho e Leilson; João Paulo e Ramon.
Técnico: Gilmar Dall Pozzo
INTERNACIONAL: Danilo Fernandes; Claudio Winck, Klaus, Victor Cuesta e Uendel; Charles, Edenílson, Felipe Gutiérrez, William Pottker e Eduardo Sasha; Leandro Damião.
Técnico: Guto Ferreira