Topo

Lesão de Klaus dá chance para Inter "resgatar" Ernando. Por quanto tempo?

Ernando tem período incerto para ser resgatado no time principal do Internacional - Ricardo Duarte/Internacional
Ernando tem período incerto para ser resgatado no time principal do Internacional Imagem: Ricardo Duarte/Internacional

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

12/09/2017 04h00

Serão 11 jogos do Internacional sem Klaus. O zagueiro, que passou por cirurgia no braço esquerdo no último domingo, poderá voltar apenas para os últimos jogos do Brasileirão. E enquanto procura uma nova opção para o setor, o Internacional tem a chance de 'resgatar' Ernando, mas o tempo para isso é uma incógnita.

Ernando será titular imediatamente. Já no jogo contra o Juventude, foi ele quem entrou na vaga de Klaus. Hoje, Danilo Silva está machucado e Léo Ortiz vem atrás na hierarquia técnica proposta por Guto Ferreira.

Só que a utilização dependerá dos próximos passos. Primeiro porque a direção do clube não esconde a procura por outro defensor. Precisará ser rápido, já que as inscrições na Série B acabam dentro de sete dias. Conseguindo a contratação, Ernando volta ao status anterior.

Neste ponto, o zagueiro Thales, cedido pelo Inter ao CSA-AL, é o primeiro da fila para atuar no Colorado. O jogador teria situação facilitada para regresso e a tendência é que chegue nos próximos dias para ocupar a lacuna na zaga. 

E mesmo se conseguir se firmar até o fim do ano, Ernando, de 29 anos, não sabe o que vai acontecer dali em diante. Reformulando a equipe de olho em 2018, o Colorado poderá aproveitar o último ano de vínculo dele com o clube para conseguir um destino por empréstimo.

Outra incerteza temporal é motivada pelo regresso de Danilo Silva. A partir do momento que o jogador estiver totalmente apto a jogar, Ernando deve dar outro passo para trás na fila por oportunidades. Na segunda-feira, Danilo voltou a trabalhar com o grupo principal. 

Poucos jogos e cicatrizes

Ernando disputou apenas 11 partidas na temporada e foi duramente marcado pela torcida. No começo do ano, ele e Paulão foram alvos de protestos. Os postes da avenida que dá entrada ao Centro de Treinamentos Parque Gigante foram pichados com os dizeres 'Fora Paulão' e 'Fora Ernando'.

Ele ficou um período fora do time, mas foi escolhido pelo técnico Antonio Carlos Zago para a final do Gauchão diante do Novo Hamburgo, atuando improvisado na lateral esquerda. Uma oportunidade de recuperação imaginando-se o título estadual. Não aconteceu. Pior que isso, o Internacional foi para os pênaltis justamente por causa de um gol contra de Ernando no empate por 1 a 1. Acabou derrotado.

Diante do Santa Cruz, já no Brasileirão da Série B, ele entrou alguns minutos e se machucou. Ficou fora mais um período até jogar de novo contra o Atlético-MG pela Primeira Liga e sair de campo, finalmente, fortalecido. Com uma boa atuação, recebeu elogios do técnico Guto Ferreira e agora poderá se firmar novamente no clube.

Ernando foi contratado pelo Internacional em 2014 e titular nas últimas três temporadas. Fez 41 jogos e um gol no ano em que chegou, 56 jogos e quatro gols em 2015 e 54 jogos e três gols no ano passado.