Inter se une para recuperar Ernando e apagar cicatrizes do ano passado

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

  • Ricardo Duarte/Inter

    Ernando está de volta ao time titular do Inter. Será seu 12º jogo na temporada

    Ernando está de volta ao time titular do Inter. Será seu 12º jogo na temporada

Ernando está de volta ao time titular do Inter. Neste sábado (16), quando o Colorado encara o Figueirense a partir das 16h30 (de Brasília) no Beira-Rio, o grupo de jogadores se une para ajudar um colega importante dentro e fora de campo. Uma das lideranças do elenco, o zagueiro de 29 anos quer apagar as cicatrizes do rebaixamento do ano passado.

A marca nele foi dura. Titular do time nas temporadas 2014 e 2015, sempre com atuações elogiadas pelos técnicos que o comandaram ou mesmo dirigentes que geriram o clube, o rebaixamento o fez entrar em rota de colisão com a torcida.

Não foi culpa sua. A zaga do Inter não era o problema na temporada passada. Foi uma das melhores da Série A. Mas com um ataque que pouco marcava e a falta de resultados positivos, acabou entrando para história como o primeiro rebaixamento dos mais de 100 anos de existência do Colorado.

E 2017 começou com dois nomes na mira: Paulão e Ernando. A dupla de defesa que postou-se na linha de frente do grupo, seja para defender os companheiros ou tentar ajudar da forma que fosse, passou a ser vaiada a cada chance. Ambos foram motivos de protesto com pichações nos poestes em frente ao CT Parque Gigante, cobrados e xingados a cada partida.

Paulão não resistiu e foi emprestado ao Vasco. Não faltaram oportunidades em que negociar Ernando parecia interessante. Mas nenhum negócio foi concluído e ele ficou. Na final do Campeonato Gaúcho teria a oportunidade de refazer a imagem junto aos aficionados. Mas acabou marcando o gol contra que resultou na disputa por pênaltis e na derrota para o Novo Hamburgo, outra cicatriz tatuada na relação com o povo vermelho.

Mas o momento é outro. A lesão de Klaus reabriu o horizonte para Ernando. Virou titular mesmo com a volta de Danilo Silva e ganhou apoio dos colegas, que rogam à torcida por paciência.

"O Ernando é um cara super gente boa fora de campo. Dentro de campo tem toda nossa confiança, como todos os jogadores do elenco. O Klaus teve esta lesão, uma pena. Mas o Ernando é um cara experiente, ficou marcado pelo rebaixamento, como eu, o Danilo (Fernandes, goleiro), todos que estavam no ano passado foram marcados. Mas estamos em outra fase, a torcida nos abraçou e tenho certeza que vai abraçar ele também", disse Rodrigo Dourado.

FICHA TÉCNICA
INTERNACIONAL X FIGUEIRENSE

Data e hora: 16/09/2017 (sábado), às 16h30 (Brasília)
Local: estádio Beira-Rio, em Porto Alegre (RS)
Árbitro: Péricles Bassols (PE)
Auxiliares: Clóvis Amaral da Silva (PE) e Cléberson do Nascimento Leite (PE)

INTERNACIONAL: Danilo Fernandes; Cláudio Winck, Ernando, Victor Cuesta e Uendel; Rodrigo Dourado; William Pottker, Edenilson, D'Alessandro e Eduardo Sasha; Leandro Damião
Técnico: Guto Ferreira

FIGUEIRENSE: Saulo; Dudu, Marquinhos, Leandro Almeida e João Lucas; Pereira, Abuda, Marco Antônio e Xuxa; Zé Love e Henan
Técnico: Milton Cruz

UOL Cursos Online

Todos os cursos