Topo

Inter se une para recuperar Ernando e apagar cicatrizes do ano passado

Ernando está de volta ao time titular do Inter. Será seu 12º jogo na temporada - Ricardo Duarte/Inter
Ernando está de volta ao time titular do Inter. Será seu 12º jogo na temporada Imagem: Ricardo Duarte/Inter

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

16/09/2017 04h00

Ernando está de volta ao time titular do Inter. Neste sábado (16), quando o Colorado encara o Figueirense a partir das 16h30 (de Brasília) no Beira-Rio, o grupo de jogadores se une para ajudar um colega importante dentro e fora de campo. Uma das lideranças do elenco, o zagueiro de 29 anos quer apagar as cicatrizes do rebaixamento do ano passado.

A marca nele foi dura. Titular do time nas temporadas 2014 e 2015, sempre com atuações elogiadas pelos técnicos que o comandaram ou mesmo dirigentes que geriram o clube, o rebaixamento o fez entrar em rota de colisão com a torcida.

Não foi culpa sua. A zaga do Inter não era o problema na temporada passada. Foi uma das melhores da Série A. Mas com um ataque que pouco marcava e a falta de resultados positivos, acabou entrando para história como o primeiro rebaixamento dos mais de 100 anos de existência do Colorado.

E 2017 começou com dois nomes na mira: Paulão e Ernando. A dupla de defesa que postou-se na linha de frente do grupo, seja para defender os companheiros ou tentar ajudar da forma que fosse, passou a ser vaiada a cada chance. Ambos foram motivos de protesto com pichações nos poestes em frente ao CT Parque Gigante, cobrados e xingados a cada partida.

Paulão não resistiu e foi emprestado ao Vasco. Não faltaram oportunidades em que negociar Ernando parecia interessante. Mas nenhum negócio foi concluído e ele ficou. Na final do Campeonato Gaúcho teria a oportunidade de refazer a imagem junto aos aficionados. Mas acabou marcando o gol contra que resultou na disputa por pênaltis e na derrota para o Novo Hamburgo, outra cicatriz tatuada na relação com o povo vermelho.

Mas o momento é outro. A lesão de Klaus reabriu o horizonte para Ernando. Virou titular mesmo com a volta de Danilo Silva e ganhou apoio dos colegas, que rogam à torcida por paciência.

"O Ernando é um cara super gente boa fora de campo. Dentro de campo tem toda nossa confiança, como todos os jogadores do elenco. O Klaus teve esta lesão, uma pena. Mas o Ernando é um cara experiente, ficou marcado pelo rebaixamento, como eu, o Danilo (Fernandes, goleiro), todos que estavam no ano passado foram marcados. Mas estamos em outra fase, a torcida nos abraçou e tenho certeza que vai abraçar ele também", disse Rodrigo Dourado.

FICHA TÉCNICA
INTERNACIONAL X FIGUEIRENSE

Data e hora: 16/09/2017 (sábado), às 16h30 (Brasília)
Local: estádio Beira-Rio, em Porto Alegre (RS)
Árbitro: Péricles Bassols (PE)
Auxiliares: Clóvis Amaral da Silva (PE) e Cléberson do Nascimento Leite (PE)

INTERNACIONAL: Danilo Fernandes; Cláudio Winck, Ernando, Victor Cuesta e Uendel; Rodrigo Dourado; William Pottker, Edenilson, D'Alessandro e Eduardo Sasha; Leandro Damião
Técnico: Guto Ferreira

FIGUEIRENSE: Saulo; Dudu, Marquinhos, Leandro Almeida e João Lucas; Pereira, Abuda, Marco Antônio e Xuxa; Zé Love e Henan
Técnico: Milton Cruz