Topo

Inter se impõe, bate o Figueirense e retoma liderança da Série B

William Pottker e Damião marcaram gols do Internacional contra o Figueirense - Ricardo Duarte/Internacional
William Pottker e Damião marcaram gols do Internacional contra o Figueirense Imagem: Ricardo Duarte/Internacional

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

16/09/2017 18h21

O Internacional retomou a liderança da Série B. Neste sábado (16), o Colorado se impôs contra o Figueirense e, atuando no Beira-Rio, aplicou um seguro 3 a 0, e poderia ter vencido por margem ainda maior. 

O primeiro lugar foi construído com um gol logo cedo, de Pottker, aos 4 do primeiro tempo. Leandro Damião marcou no segundo tempo e Nico López completou o placar. Com 45 pontos, o Inter igualou a pontuação do América-MG, que empatou na sexta-feira com o Ceará. E é líder por conta número de vitórias.

O Figueirense, por outro lado, batalha contra o rebaixamento. O time de Santa Catarina acabou a 24ª rodada com 25 pontos, entre os quatro que disputariam a Série C no ano que vem.

Goleador abre o caminho

Foram apenas quatro minutos de jogo até o primeiro gol do Inter. E do goleador. William Pottker novamente fez a diferença no ataque vermelho. Além da conclusão para o gol, foram dos pés dele que surgiram as melhores chances.

Ernando recebe apoio

O Inter se uniu para resgatar Ernando. Jogadores e comissão técnica discursaram durante a semana que o jogo contra o Figueirense seria a recuperação do zagueiro, titular a partir da fratura no braço esquerdo de Klaus. E a torcida abraçou a causa. A cada lance do jogador, aplaudiu Ernando, ignorando a relação ruim provocada pelas falhas do ano passado e do primeiro semestre. Transformou o ambiente em totalmente positivo para ele, que foi bem.

O caminho foi Uendel

Para criar, o Inter teve um caminho principal: Uendel. Logo aos 4 minutos, uma troca de passes acabou no lateral que fez um cruzamento perfeito para o gol de Pottker. E por ali mais ao menos dois laces acabaram em conclusão ou afastados pela defesa rival de forma providencial. Quando inverteu o lado e começou a jogada pela direita, o Colorado não conseguiu o mesmo sucesso. E no segundo tempo Uendel ainda passou por quatro marcadores antes de rolar para Nico Lopez fazer o terceiro gol. 

Figueirense incomoda com centroavante

Com muitos erros técnicos, o Figueirense teve nas bolas alçadas para o gol ou mesmo a ligação direta entre defesa e ataque as principais armas. Neste ponto foi fundamental a presença de Henan. Um dos poucos a assustar a defensiva do Internacional, o centroavante obrigou Danilo Fernandes a uma difícil defesa.

Alemão volta após cinco meses

Depois de ficar sete meses afastado do time por força de repetidas lesões, Alemão voltou a atuar em partidas oficiais. Entrou na vaga de Claudio Winck, que levou a pior em uma dividida com o goleiro no primeiro tempo. A última vez que o ex-botafoguense havia jogado tinha sido em 23 de abril, contra o Caxias, pelo Gauchão. 

Damião faz gol e perde chances

O nome que mais se destacou no segundo tempo foi Leandro Damião. Ele fez um, de cabeça após cruzamento em escanteio de D'Alessandro. E poderia ter feito ao menos mais dois. Em um, Pottker o deixou sem até o goleiro pela frente. Mas um zagueiro afastou. No outro recebeu cruzamento de Uendel e novamente tinha apenas a meta pela frente, mas cabeceou para fora. 

FICHA TÉCNICA
INTERNACIONAL 3 X 0 FIGUEIRENSE


Data: 16/09/2017 (Sábado)
Local: estádio Beira-Rio, em Porto Alegre (RS)
Árbitro: Péricles Bassols
Auxiliares: Clóvis Amaral da Silva e Cléberson do Nascimento Leite
Renda: R$ 403.232,00
Público:20.388 (total)
Cartões amarelos:  Xuxa (FIG); D'Alessandro (INT), Edenílson (INT), Leandro Damião (INT);
Gols: William Pottker, do Inter, aos 4 minutos do primeiro tempo; Leandro Damião, do Inter, aos 8 minutos do segundo tempo; Nico López, do Inter, aos 37 minutos do segundo tempo; 

INTERNACIONAL
Danilo Fernandes; Cláudio Winck (Alemão), Ernando, Victor Cuesta e Uendel; Rodrigo Dourado; William Pottker, Edenilson (Charles), D'Alessandro e Eduardo Sasha (Nico López); Leandro Damião
Técnico: Guto Ferreira

FIGUEIRENSE
Saulo; Dudu, Marquinhos, Leandro Almeida e João Lucas; Pereira, Abuda (Patrick), Marco Antônio e Xuxa (Lucas Silva); Zé Love e Henan (Nicolas Careca). 
Técnico: Milton Cruz