Topo

Multa e renovação automática protegem permanência de Guto no Inter em 2018

Guto Ferreira tem contrato renovável automaticamente e se for demitido há multa - VINíCIUS COSTA/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
Guto Ferreira tem contrato renovável automaticamente e se for demitido há multa Imagem: VINíCIUS COSTA/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

09/10/2017 04h00

Guto Ferreira assumiu o Inter sob crise, recuperou o time e está prestes a confirmar o principal objetivo do ano: o retorno à primeira divisão. Mesmo assim, seu nome ainda é alvo de questionamentos na torcida vermelha. Mas a permanência para o ano que vem é encaminhada por conta do contrato firmado com o clube.

Quando tirou Guto do Bahia, o Internacional optou por investir. Pagou a multa rescisória presente no contrato do treinador. Foram R$ 600 mil gastos com a chegada dele.

E mesmo no momento de instabilidade, o trabalho foi mantido. Quando o Inter esteve fora do G-4, o comando repetiu que havia convicção no nome do técnico, foi firme e garantiu a permanência.

Agora ainda há mais um indício para manutenção de tal situação: o contrato. Guto firmou vínculo com o Inter renovável a partir do objetivo atingido. Assim que confirmar matematicamente o regresso à Série A, a ligação se amplia por um ano. E caso o vínculo seja rompido, a cláusula está baseada no tempo restante de ligação. Ou seja, é calculada em cima do salário por um período de 12 meses. Mais cara do que a paga para ele assumir o time.

Os números também respaldam a manutenção. Desde a estreia, no início de junho contra o Juventude, foram 26 jogos com 16 vitórias, 5 empates e 5 derrotas entre Série B e Primeira Liga. Totalizando aproveitamento de 76%.

Em entrevista exclusiva ao UOL Esporte, Guto Ferreira se mostrou otimista em relação à permanência para 2018. "Meu contrato direciona para ficar. Agora, amanhã ou depois se não acontecer, eu respeito. Somos avaliados diariamente pelo que fizemos e o resultado que atingimos. Volto a falar sempre: você faz suas escolhas e elas fazem você Então, amanhã ou depois atingindo o acesso, automaticamente meu contrato se estende. Mas existem cláusulas de rescisão. Mas o normal é a continuidade", disse.

Nesta segunda-feira, o Colorado encara o Brasil de Pelotas. O jogo pode deixar o time ainda mais perto do retorno e, por consequência, da renovação de Guto Ferreira.

FICHA TÉCNICA
INTERNACIONAL X BRASIL DE PELOTAS

Data e hora: 09/10/2017 (segunda-feira), às 20h (Brasília)
Local: estádio Beira-Rio, em Porto Alegre (RS)
Transmissão na TV: Sportv (menos para o RS) e PPV
Árbitro: Elmo Alves Resende Cunha (GO)
Auxiliares: Bruno Raphael Pires (Fifa/GO) e Cristhian Passos Sorence (GO)

INTERNACIONAL: Danilo Fernandes; Cláudio Winck, Danilo Silva, Victor Cuesta e Uendel; Charles, Edenilson, D'Alessandro, William Pottker e Eduardo Sasha; Leandro Damião
Técnico: Guto Ferreira

BRASIL DE PELOTAS: Marcelo Pitol; Éder Sciola, Leandro Camilo, Evaldo e Marlon; Leandro Leite, João Afonso, Rafinha, Marcinho e Misael; Lincom
Técnico: Clemer