Topo

O que aconteceu com a acusação de racismo no jogo entre Inter e Ceará?

Victor Cuesta (d) foi acusado de usar xingamentos racistas contra Elton, do Ceará - Ricardo Duarte/Inter
Victor Cuesta (d) foi acusado de usar xingamentos racistas contra Elton, do Ceará Imagem: Ricardo Duarte/Inter

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

28/10/2017 04h00

Inter e Ceará voltam a se enfrentar neste sábado (28), a partir das 17h30 (de Brasília), no Beira-Rio, um turno depois de uma acusação de racismo. Elton, atacante do time nordestino, disse ter sido chamado de 'macaco' pelo zagueiro argentino Victor Cuesta, do time gaúcho, no duelo do primeiro turno. Mais de três meses depois, a denúncia caminha para o arquivamento.

A reportagem do UOL Esporte apurou que o próprio Elton resolveu não dar sequência ao caso. Depois de ter reclamado na imprensa da suposta atitude de Cuesta e registrado Boletim de Ocorrência, o jogador teria de se apresentar à polícia para prosseguir com o trâmite legal e preferiu não ir.

"Foi o Victor Cuesta, zagueiro. Me chamou de macaco", disse Elton depois da partida do dia 11 de julho, que terminou com vitória do Inter por 2 a 0. "É lamentável. Nos tempos de hoje uma atitude dessas... É absurdo que isso ocorra. Alguns jogadores do time deles ouviram ele falar. Perdi a cabeça porque sou um ser humano. É inadmissível que uma atitude dessas ocorra. Tomara que as câmeras tenham pego este momento. Ficamos tristes, chateados. O Inter é um time grande e não merece ter um jogador desses, com uma atitude dessas", completou.

Não houve registro conclusivo de imagem. As câmeras de transmissão captaram apenas uma discussão entre os jogadores, que terminou com o árbitro dando amarelo a ambos. Na súmula, o árbitro Leandro Bizzio Marinho nada registrou.

Victor Cuesta, por sua vez, disse que jamais usou tais termos. Segundo ele, houve uma discussão normal de jogo, mas nunca com cunho racista.

"Estou aqui porque fiquei um pouco surpreso com o que aconteceu no jogo. Nunca fiz isso. Na minha carreira nunca aconteceu nada estranho. Se procurar minha carreira, nunca faltei com respeito a vocês, colega, adversário, companheiro. É verdade que a gente se xingou, mas com respeito. São coisas que ficam dentro do campo. Nem eu faltei com respeito a ele, nem ele me faltou respeito. Estou muito contente no Brasil e jamais faria uma coisa assim. Nada mais a declarar", disse o defensor.

Desta forma, três meses depois, a acusação se encaminha ao arquivamento sem qualquer agravante de parte a parte. Elton e Cuesta irão se reencontrar em campo. Tanto o atacante cearense quanto o zagueiro colorado são titulares de suas equipes. O Inter é primeiro colocado da Série B com 61 pontos e pode confirmar o acesso nos próximos jogos. Já o Ceará é quarto colocado com 55 pontos.

FICHA TÉCNICA
INTERNACIONAL X CEARÁ
Data e hora:
28/10/2017 (Sábado), às 17h30 (Brasília)
Local: estádio Beira-Rio, em Porto Alegre (RS)
Transmissão na TV: PPV e Globo
Árbitro: Wagner Nascimento Magalhães (RJ)
Auxiliares: Rodrigo Henrique Correa e Thiago Henrique Farinha (ambos do RJ)
INTERNACIONAL: Danilo Fernandes; Alemão, Danilo Silva, Victor Cuesta e Uendel; Charles, Edenílson, D'Alessandro, William Pottker e Eduardo Sasha; Roberson.
Técnico: Guto Ferreira
CEARÁ: Éverson; Pio, Tiago Pereira, Luiz Otávio e Romário; Richardson, Pedro Ken, Leandro Carvalho, Ricardinho e Lima; Elton.
Técnico: Marcelo Chamusca