Topo

Derrota e rodada adiam planos, mas Inter ainda pode subir na próxima semana

Inter pode subir na terça-feira se vencer dois jogos e tiver outras duas combinações - Ricardo Duarte/Divulgação
Inter pode subir na terça-feira se vencer dois jogos e tiver outras duas combinações Imagem: Ricardo Duarte/Divulgação

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

02/11/2017 04h00

Ainda é possível, mas cada vez menos provável. Com a derrota para o Ceará no último sábado e a vitória do Oeste sobre o Paraná na terça-feira, o Internacional ainda pode confirmar acesso à Série A na próxima segunda-feira, mas depende de resultados paralelos e principalmente vitórias.

O Oeste cresceu. Jogando fora de casa na terça-feira, bateu o Paraná por 2 a 1. E o Inter contava, antes disso, com uma vitória em casa contra o Ceará no último sábado, que acabou não acontecendo.

O plano inicial era, inclusive, confirmar retorno à primeira divisão nesta sexta, diante do CRB no Beira-Rio. Mas ficou impossível. O plano virou para o jogo seguinte, segunda-feira, diante do Luverdense. E pode ser até postergado dependendo do que acontecer.

O que precisa acontecer:

Para subir na próxima rodada o Inter precisa, primeiramente, vencer seus dois jogos seguintes. Diante do CRB, sexta, no Beira-Rio. E contra o Luverdense, em Lucas do Rio Verde, na segunda-feira.

Além disso, necessita que o Oeste seja derrotado pelo Figueirense na próxima terça-feira, em São Paulo. E que o Vila Nova-GO não vença ou Paysandu, nesta sexta, ou Santa Cruz, na terça que vem. Se o Vila ganhar as duas partidas, não deixa o Inter confirmar matematicamente a volta à Série A.

Ainda é um cenário difícil e requer ao menos quatro jogos combinados. Os dois do Inter e mais um de cada dos adversários direitos, atualmente quinto e sexto na classificação. Completando-se tudo isso, o Inter chegaria a 67 pontos, o Oeste ficaria com 55 e o Vila no máximo com 54. Teriam mais 12 pontos em disputa e o acesso seria matemático por conta do número de vitórias. O Colorado teria 20, o Oeste 14 e faltariam quatro jogos para o fim do campeonato. 

"Jogo-chave é sempre o próximo. Não tem como ser diferente. Final para nós é sexta-feira. Temos que fazer clima de final, como foi no sábado. O torcedor vai comparecer novamente. A gente vai dar resposta em campo. Fazer bom jogo, conquistar três pontos. Não tem outra receita no futebol, tem que ter esse apoio. Sexta-feira vai estar atmosfera muito linda. Se tudo der certo, a gente faz grande jogo para fazer os três pontos", disse o lateral esquerdo Uendel. "Esta questão da ansiedade, a gente controla bem. Somos todos experientes, acostumados a jogar grandes jogos. Então, esse tipo de situação não nos atrapalha. Estamos numa situação privilegiada", completou.

"Estamos acompanhando a tabela, sim. Faz parte do nosso trabalho acompanhar a competição. Mas continuamos dependendo apenas de nós mesmos. Apesar do resultado do Oeste não ter sido o que queríamos, dependemos apenas de nós para atingir o objetivo", destacou Edenílson. 

O Colorado treina nesta quinta-feira e encerra a preparação para pegar os alagoanos. Leandro Damião deve voltar ao time depois de ser ausência nos compromissos recentes. O jogo está marcado para as 19h15 (de Brasília), na sexta.