Topo

Pressão faz Coritiba mudar aposta na base por contratação de experientes

Kady atuou no Paranaense e agora está no elenco de Aspirantes: busca por experiência  - Comunicação CFC
Kady atuou no Paranaense e agora está no elenco de Aspirantes: busca por experiência Imagem: Comunicação CFC

Napoleão de Almeida

Colaboração para o UOL

12/07/2018 12h19

“A gente busca dar uma rodagem maior para a equipe”, declarou o técnico Eduardo Baptista após a derrota para o Guarani (2 a 1), em Campinas, “Se a gente quiser subir, a gente precisa dessa experiência, desse know-how, para, em um jogo como hoje, saber controlar a partida”. A frase do técnico coxa-branca dá o tom das novas diretrizes do clube: sai a aposta na base, feita no Estadual e no início da Série B, e entra a busca por jogadores rodados. Fora do G4 após 14 rodadas (é o quinto colocado, atrás de Guarani e Vila Nova nos critérios), o Coxa é cobrado por não conseguir vitórias fora de casa.

Política de campanha do presidente Samir Namur, o uso da base do Coxa no elenco principal deu resultados aquém dos esperados. O time foi vice-campeão paranaense, resultado considerado satisfatório por conta da imaturidade do elenco, que tinha a maioria dos atletas oriundos do time vice-campeão do Brasileiro Sub-20 em 2017. Entretanto, o resultado custou a demissão do ex-técnico Sandro Forner logo na primeira rodada da Série B.

Naquele jogo, o Coxa já se apresentou no Maranhão com apenas três atletas formados em casa – incluindo Abner, que esteve no Real Madrid Castilla. O meia Julio Rusch, destaque do time no Estadual, acabou deslocado ao elenco de aspirantes. Outros nomes, como Rodrigo Ramos, Kady e Raphael Lucas, que em algum momento apareceram entre os jogadores do elenco principal, seguiram o mesmo caminho. Contra o Guarani, três remanescentes: o zagueiro Thalisson Kelvin, que já fazia parte do elenco profissional na Série A 2017, o meia Vitor Carvalho e o atacante Guilherme Parede.

Parede, com seis gols marcados na Série B, é a grande surpresa entre os “sobreviventes”. No entanto o jogador não estava no elenco Sub-23 no ano passado: rodou por J. Malucelli e Ypiranga-RS até voltar, já na reta final do ano, para se juntar ao grupo. Rodagem que Baptista pediu e que se reflete no número de contratações para a Série B: 16. Jogadores que estavam sem chances em clubes da Série A, como Ullian Correia, Jonathan Belusso e Pablo se juntaram ao clube para buscar o acesso à elite nacional.