Topo

Ceni chama gramado do Castelão de amador, mas Fortaleza jogará no estádio

Rogério Ceni observa Fortaleza em jogo no Castelão - Leonardo Moreira/Fortaleza Esporte Clube
Rogério Ceni observa Fortaleza em jogo no Castelão Imagem: Leonardo Moreira/Fortaleza Esporte Clube

Marcello De Vico

Do UOL, em Santos (SP)

07/08/2018 15h10

No último sábado (4), o Fortaleza venceu o Coritiba por 2 a 1 e fechou a 19ª rodada da Série B na liderança isolada da tabela. Mas mais que o resultado em si e a conquista simbólica do primeiro turno, outro assunto tomou conta dos noticiários e, especialmente, da forte coletiva concedida por Rogério Ceni logo após o jogo: o péssimo estado do gramado do Castelão.

O treinador do Fortaleza detonou o campo da Arena, classificou-o como amador e chegou a cogitar uma mudança de estádio para os próximos confrontos do Tricolor.

“Lamentável fica o estado do gramado, lamentável o estado em que se encontra. Isso aqui é patrimônio histórico. Isso aqui é cartão postal da cidade. Eu pensei que aqui fosse para jogar futebol profissional, não amador, favores políticos, locação para empresas”, disparou o treinador.

“Nunca imaginei que o gramado fosse estar nessa condição, para jogar em meio de semana, para pessoas solicitarem quadro de arbitragem para jogar fim de semana, pelada. Isso é uma casa de espetáculo. Gramado tem que estar impecável. Se não for para ter bom gramado aqui, vamos mandar jogo no PV”, acrescentou Ceni.

Nota de esclarecimento da concessionária LuArenas/BMW sobre o gramado do Castelão - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução
Não demorou muito para a concessionário do estádio, a LuArenas/BMW, soltar uma nota em que rebate as declarações de Ceni e culpa as condições climáticas pelo estado do gramado (veja a nota completa mais abaixo).

“Importante frisar que o sombreamento que nesse período do ano afeta a área norte, principalmente o gol, faz com que o gramado sofra bastante, tendo inclusive nesse período, o que não é normal ocorrido chuvas que aumenta a necessidade de sol sobre o gramado como um todo. Com a diminuição do sombreamento gradativo, e com os cuidados e manutenção que dedicamos ao mesmo, e as medidas emergenciais que tomamos, como recomposição e replantio da área, ocorrerá a recuperação das áreas danificadas”, justificou a concessionária.

Fortaleza dará nova chance ao Castelão

Apesar das duras críticas feitas por Rogério Ceni, o próximo jogo do Fortaleza como mandante, marcado para o dia 18 de agosto, contra o Boa Esporte, voltará a acontecer no Castelão. Em entrevista ao UOL Esporte, o presidente do clube tricolor, Marcelo Paz, disse que a concessionário se comprometeu a melhorar as condições do campo para o próximo duelo.

“O Fortaleza conversou com a concessionária, no domingo mesmo. Eles entenderam o nosso posicionamento e se comprometeram a recuperar o gramado para o próximo jogo nosso em casa, contra o Boa Esporte. Eles se comprometeram a trabalhar intensamente para melhorar o gramado nos próximos dias e a gente está dando esse crédito para eles para que o gramado já volte a estar no padrão que sempre esteve. O gramado do Castelão sempre foi muito bom, mas realmente caiu um pouco de qualidade e culminou com a queixa feita no domingo. Mas falamos com a gestão da Arena e se comprometeram a recuperar”, disse.

Marcelo Paz ressaltou, porém, que o Fortaleza deve adotar mudanças caso o campo volte a ser um problema para o jogo entre a equipe tricolor e o Boa Esporte, pela 21ª rodada da Série B. “Se não melhorar, aí a gente vai pensar em mudança. Mas espero e acredito que vai melhorar”, acrescentou o mandatário do Fortaleza.

Rogério Ceni, técnico do Fortaleza - Paulo Matheus/Fortaleza EC - Paulo Matheus/Fortaleza EC
Imagem: Paulo Matheus/Fortaleza EC
Ainda de acordo com Marcelo Paz, o treinador da equipe não tem restrições para que o Fortaleza volte a jogar no Castelão, desde que o problema do gramado seja resolvido.

Ele só quer que o gramado esteja bom, só isso. Não tem outro interesse. Apenas que o gramado esteja bom para a prática do futebol. Ele é um profissional dedicado, que trabalha muito, e ele preza por um bom gramado. Assim como ele preza que a gente, do clube, tenha um campo bom para treinar, ele quer um gramado bom para jogar. O gramado do Castelão sempre foi alvo de elogios dele, só que agora está daquele jeito e não está com a condição ideal.

Líder da competição nacional com 37 pontos, três a mais que o segundo colocado CSA, o Fortaleza visita o Guarani neste sábado (11) antes de retornar ao Castelão.