Goiás garante retorno à Série A após 3 anos com vitória sobre o Oeste

Do UOL, em São Paulo

  • FLAVIO CORVELLO/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

O Goiás está de volta à Série A do Campeonato Brasileiro. O Esmeraldino venceu o Oeste por 3 a 1 neste sábado (17), na Arena Barueri, e garantiu matematicamente o retorno para a elite do futebol brasileiro em 2019. A equipe saiu atrás no placar, mas conseguiu a virada para confirmar o acesso com uma rodada de antecedência.

O time goiano, agora vice-líder, chegou a 60 pontos e na pior das hipóteses irá assegurar a quarta colocação da Série B ao término da última rodada, quando enfrenta o Brasil. Como Avaí e Ponte (3º e 4º colocados, respectivamente) fazem um confronto direto, apenas um deles e o CSA podem superar o Goiás, que ainda leva vantagem no número de vitórias na eventual necessidade de desempate. Veja como está a briga pelas outras vagas.

Diante de um adversário que briga para escapar do rebaixamento para a Série C, o time goiano encontrou dificuldades e precisou reagir na partida para conseguir a vitória.

O Oeste abriu o placar aos 20 minutos do segundo tempo com Mazinho. O susto despertou o Goiás, que chegou ao empate dois minutos depois, com Alex Silva. O lateral-direito voltaria a marcar aos 32 para colocar a equipe em vantagem no confronto. O resultado foi sacramentado nos acréscimos, com gol de Giovanni. 

A vitória garantiu o Goiás novamente na Série A após três anos. A última vez que a equipe esteve na elite do Brasileiro foi em 2015. 

O técnico Ney Franco destacou o feito da equipe depois de um início conturbado na competição e convocou a torcida para a comemoração do acesso na rodada de encerramento da disputa.

"Na nona rodada estávamos com dois pontos. Foi um dos trabalhos mais difíceis da minha carreira. São três anos tentando esse acesso. Os jogadores se fecharam, a diretoria deu condições para fazermos nosso trabalho. E está de parabéns. Uma alegria ao nosso torcedor. No próximo sábado, a torcida vai lotar o Serra Dourada para a festa do acesso", disse o treinador ao Premiere.

O Goiás se junta ao Fortaleza entre os times que já garantiram acesso antecipado à Série A do Brasileiro. Avaí, Ponte Preta, CSA e Atlético-GO disputam na rodada final as duas últimas vagas de acesso à elite.

No próximo sábado (24), o time goiano encerra a participação na Série B diante do Brasil de Pelotas, no Serra Dourada. O Oeste, ainda ameaçado pela degola, enfrenta o Boa Esporte no Estádio Municipal de Varginha.

UOL Cursos Online

Todos os cursos