Caseiro, Coritiba encerra Série B com a pior campanha nos Pontos Corridos

Napoleão de Almeida

Colaboração para o UOL

  • Paraná Online

    Forte em casa, Coritiba pecou longe do Couto Pereira e amargou pior campanha na história

    Forte em casa, Coritiba pecou longe do Couto Pereira e amargou pior campanha na história

A temporada 2018 entrará para a história do Coritiba como a pior em desempenho do clube desde a implementação do sistema de Pontos Corridos, em 2003. Décimo colocado na Série B em 2018, o Coxa disputou a segunda divisão pela nona vez desde que o acesso e o rebaixamento foram implementados em 1989 – a 11ª vez no geral.

Considerando apenas o intervalo em que o campeonato passou a ser disputado em turno e returno, o Coxa jogou pela quarta vez a Série B, e nunca havia ido tão mal. Rebaixado em 2005, o Coritiba já não havia conquistado o acesso imediatamente após a queda em 2006, quando acabou na sexta posição, com 59 pontos, 16 vitórias, 11 empates e 11 derrotas. O time havia marcado 64 gols e sofrido 51. Dois pontos separaram o Coxa do América-RN, quarto colocado.

No ano seguinte, o clube conquistou a Série B pela primeira vez – havia sido vice em 1995, em outro formato. Permaneceu na elite até 2009, quando caiu e, já em 2010, conquistou de novo o título da B nacional.

Rebaixado em 2017, o Coritiba apareceu como grande favorito ao acesso, mas a 10ª colocação demonstrou a distância entre a teoria e a prática. Com 52 pontos, oito a menos que o Goiás, que subiu na quarta posição, o Coxa acabou com saldo negativo de 4 gols, o décimo 15º ataque da competição (40) e a 12ª defesa (-44). Foram 13 vitórias, 13 empates e 12 derrotas.

Em casa, o Coxa foi o segundo melhor em toda a competição, atrás apenas do campeão Fortaleza, com 38 pontos conquistados em 11 vitórias e 5 empates nos 19 jogos. Dentro do Couto Pereira, bateu o Fortaleza (1 a 0), empatou com o vice-campeão CSA (0 a 0), e derrotou Avaí e Goiás por 1 a 0, terceiro e quarto colocados. Foi o desempenho longe do Couto Pereira que arrebentou a campanha alviverde. O clube foi o 17º longe de Curitiba, com 14 pontos ganhos em duas vitórias e oito empates, ficando acima apenas do São Bento e dos rebaixados Sampaio Corrêa e Boa Esporte.

UOL Cursos Online

Todos os cursos