UOL Esporte Brasileirão - Série C
 
19/09/2010 - 18h10

Juventude só empata em Criciuma e cai para a Série D; Fortaleza é eliminado

Do UOL Esporte
Em São Paulo

O empate em 1 a 1 com o Criciúma no Heriberto Hulse na tarde deste domingo não impediu que o Juventude evitasse o rebaixamento para a Série D, a quarta e última divisão do futebol brasileiro. A equipe de Caxias do Sul, que disputou a Série A de 1995 a 2007, sofria com a iminência do rebaixamento há algumas semanas, mas chegou à última rodada dependendo apenas de si para escapar. Não conseguiu.

RESULTADOS DA RODADA

Rio Branco-AC 3 x 1 Paysandu
Águia de Marabá 1 x 1 Fortaleza
CRB 1 x 0 ABC
Alecrim 0 x 2 Salgueiro-PE
Macaé 2 x 1 Gama
Ituiutaba 3 x 1 Luverdense
Criciuma 1 x 1 Juventude
Caxias 0 x 0 Brasil de Pelotas

Perante mais de 13 mil torcedores, o Criciúma, que precisava da vitória para selar a vaga, abriu o placar com Diogo Oliveira, aos 44min do primeiro tempo. Ele invadiu a área pela esquerda, fintou dois marcadores e chutou cruzado para marcar. O empate veio aos 15min do segundo tempo, com Fausto, que aproveitou sobra na área para furar o Criciúma pela primeira vez em casa na Série C.

Depois de muitas emoções até o final do jogo, festa da torcida catarinense e muito choro dos jogadores do Juventude.

No outro jogo do grupo D neste domingo, Caxias e Brasil ficaram no empate em 0 a 0 em Caxias do Sul, viram o arquirrival de ambos (o Juventude) cair, mas também não conseguiram passar à próxima fase. O empate perante quase 20 mil torcedores classificou o Chapecoense, que folgou na rodada e comemorou a vaga pela televisão.

Em Marabá, o Fortaleza precisava vencer o Águia para seguir à próxima fase da Série C. Com o estádio Zinho Oliveira abarrotado, o time cearense teve dificuldades em impor seu futebol, mas conseguiu abrir o placar 32min do segundo tempo, em chute de Tatu da direita após boa tabela. De cabeça, Torro empatou aos 35min.

O empate em 1 a 1 classificou o Águia que acompanha o também paraense Paysandu na próxima fase. Neste domingo, em jogo para cumprir tabela, o bicolor do Pará, classificado antecipadamente, perdeu por 3 a 1 para o Rio Branco-AC. O São Raimundo-PA foi rebaixado.

No grupo B, o Salgueiro-PE estava muito perto da vaga, vencendo o Alecrim-RN por 1 a 0 fora de casa, mas, aos 45min do segundo tempo, as luzes do Machadão foram desligadas. O Alecrim ia caindo.

No grupo C, nenhuma surpresa neste domingo. Em casa, o Ituiutaba venceu a Luverdense por 3 a 1, com dois gols de Peri, eliminou o time mato-grossense e garantiu a primeira colocação da chave. O segundo colocado foi o Macaé, que fez 2 a 1 no Gama e confirmou a classificação. Com a derrota, o time do Distrito Federal acabou rebaixado, salvando o Marília, único paulista na Série C.

Os quatro duelos das quartas de final definem as quatro equipes que sobem à Série B. O Paysandu deve decidir sua vida contra contra o Salgueiro-PE, que espera a luz voltar no Machadão. ABC e Águia a medem forças pela volta à segunda divisão – a decisão será em Natal.

No duelo entre duas das maiores surpresas da competição, Ituiutaba-MG e Chapecoense-SC jogam primeiro em Santa Catarina, depois em Minas. Já o Criciúma terá o Macaé pela frente, decidindo o confronto em casa.

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host