UOL Esporte Brasileirão - Série D
 

05/07/2009 - 18h21

Goleada sobre o CSA marca estreia do Santa Cruz na Série D

Tentado ressurgir das cinzas, após ter escrito o capítulo mais triste dos 95 anos de existência, o Santa Cruz estreou na Série D do Campeonato Brasileiro, neste domingo, com uma vitória, por 3 a 0, sobre o CSA-AL. O meia Juninho, o atacante Reinaldo e o volante Neto Maranhão marcaram para o tricolor pernambucano.

Disposto a começar a campanha de recuperação com o pé direito, o Santa Cruz, incentivado por uma torcida apaixonada que acompanhou o time até Maceió, quase abriu o placar aos cinco minutos, em uma tabelinha entre Thiago Laranjeira e Marquinhos. A jogada foi interceptada pelo zagueiro Selmo Lima, que impediu o primeiro gol tricolor.

Mas a tentativa frustrada se transformou em gol aos 13 minutos, quando o mesmo Laranjeira fez uma bela jogada pelo setor esquerdo e levantou a bola para Juninho cabecear e abrir o marcador.

Minutos depois, foi a vez do goleiro Gustavo brilhar. Bastante questionado pelos torcedores durante os amistosos preparativos do Santa Cruz, Gustavo se redimiu ao defender o pênalti cobrado pelo veterano Júnior Amorim. No rebote, o goleiro fechou novamente o gol tricolor.

Com um estilo de jogo nada convencional a times visitantes, os tricolores assumiram a postura ofensiva e fizeram com que os donos da casa ficassem presos às jogadas de contra-ataque. Mas, sem conseguir manter o ritmo, viu os pernambucanos viram o CSA crescer de produção ainda na metade do primeiro tempo, deixando o jogo mais disputado.

Em um lance rápido, o Santa Cruz ampliou o marcador aos 40 minutos. Depois de um cruzamento pela direita, o atacante Reinaldo, reestreando pelo tricolor pernambucano, driblou os marcadores e tocou para marcar o segundo gol dos visitantes.

Na volta para a segunda etapa, o Santa Cruz manteve o jogo ofensivo e aos dez minutos Neto Maranhão aproveitou uma falha do goleiro Jeferson, que soltou a bola na pequena área, e ampliou a goleada tricolor.

Fazendo valer os três meses de preparação para a estreia na Série D, os tricolores mostraram que o preparo físico está em dia. Após ter passado mais da metade do segundo tempo, os jogadores do Santa mantiveram o mesmo ritmo do início do jogo. A diferença é que, com o placar largo,

os tricolores apenas administraram o resultado até o apito final do árbitro Gleidson Santos.

O outro pernambucano na Série D também estreou com vitória no Campeonato Brasileiro. O Central derrotou o Sergipe, por 1 a 0, em Caruaru.


CSA 0 x 3 Santa Cruz

Data: 05/07/2009
Horário: 16h
Local: estádio Rei Pelé, em Maceió
Árbitro: Gleidson Santos Oliveira (BA)
Auxiliares: Wladson Silva de Oliveira e Julian Ferino dos Santos (ambos de AL).
Público: 7.836 torcedores
Renda: R$ 95.630
Cartões amarelos: Alex Xavier e Anderson
Cartões vermelhos:
Gols: Juninho, aos cinco, e Reinaldo, aos 40 minutos do primeiro tempo; Neto Maranhão, aos dez minutos do segundo tempo.

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host