UOL Esporte Brasileirão - Série D
 

01/08/2009 - 19h17

Tupi, Uberaba e Araguaia garantem vaga a uma rodada do fim da 1ª fase

A segunda fase da Série D do Campeonato Brasileiro começa a ser esboçada. Neste sábado, na penúltima rodada da primeira fase, três times, Tupi-MG, Uberaba-MG e Araguaia-MT, garantiram a classificação. Já o Ituano-SP deu adeus ao torneio ao ser derrotado pelo Mirassol-SP.

O Tupi foi quem teve mais sorte. O time nem entrou em campo pelo grupo 6, mas foi beneficiado pela rodada. Com dez pontos, a equipe mineira, que enfrenta o Paulista neste domingo, não pode ser mais alcançada.

Isso porque o Madureira-RJ perdeu a chance de ficar mais próximo da vaga. A equipe foi surpreendida pelo Friburguense-RJ que venceu por 2 a 1, fora de casa, e marcou seus primeiros pontos na tabela. Assim, o Madureira se manteve com cinco pontos, enquanto o Paulista tem sete.

Pelo grupo 8, o Araguaia se superou para alcançar a meta. A equipe do Mato Grosso venceu o Brasília, fora de casa, de virada, por 2 a 1 e, com 13 pontos, tem a maior vantagem da competição sobre seus adversários diretos.

O time da casa abriu o placar com Edmar, aos 3 minutos do segundo tempo. Mas, aos 19, Pézão empatou para os visitantes. Embalada pelo gol, a equipe demorou apenas dois minutos para balançar as redes novamente com Dinei.

Com cinco pontos, o Brasília é o segundo da chave e agora disputa a última vaga com a Anapolina-GO, que tem a mesma pontuação, e enfrenta o lanterna Crac-GO, com apenas um ponto, neste domingo.

Mas, a situação do time matogrossense não é tão tranqüila. A equipe pode perder seis pontos caso seja punida pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) pela escalação irregular do volante Valtinho diante do CRAC. O jogador estava suspenso por dois jogos. O julgamento será na próxima terça-feira.

No grupo 7, os mineiros Uberlândia e Uberaba não saíram de um empate por 1 a 1, mas ficaram satisfeitos. Com nove pontos, o Uberaba garantiu a vaga já que não pode mais ser alcançado pelo terceiro colocado Mirassol, que goleou o Ituano por 4 a 1. O Uberlândia foi a sete pontos e precisa apenas de um empate na última rodada.

Com a vitória, o Mirassol manteve as esperanças de classificação e, com cinco pontos, vai disputar a última vaga com o time mineiro. O Ituano foi quem se deu mal. Com apenas três pontos, se despediu do torneio.

O dia também não foi dos melhores para o Sergipe. A equipe precisava apenas de uma vitória, mas desperdiçou a chance de carimbar o passaporte para a próxima fase ao ser derrotada por 2 a 0 pelo CSA-AL. O time alagoano comemorou o resultado por se manter vivo na luta por uma vaga.

Apesar do revés, o Sergipe continua líder da chave 4 com sete pontos. Central-PE, que enfrenta o Santa Cruz neste domingo, e CSA têm seis pontos. O lanterna Santa Cruz ainda tem chances com quatro pontos.

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host