UOL Esporte Brasileirão - Série D
 

09/08/2009 - 19h18

Santa Cruz apenas empata com CSA-AL e está eliminado da Série D

O Santa Cruz contou com a ajuda que precisava do Central-PE, mas não conseguiu fazer a sua parte ao empatar por 2 a 2 com o CSA-AL, neste domingo, em casa, e está eliminado da Série D do Campeonato Brasileiro.

Para piorar a situação, a equipe encerra sua participação no torneio na lanterna do grupo 4 com cinco pontos. Assim, o Sergipe ficou com a segunda vaga, mesmo derrotado por 2 a 1 pelo Central-PE, líder disparado da chave com 12 pontos.

Tendo a vitória como única alternativa para passa à próxima fase, o Santa Cruz se lançou ao ataque logo no começo do jogo. E deu resultado. Aos seis minutos abriu o marcador. Júnior Caiçara cortou cruzamento com a mão e o árbitro marcou pênalti que Marquinhos não desperdiçou.

Mas, aos 29 minutos, a equipe sofreu o gol de empate. Após cruzamento pela direita, a zaga falhou e a bola sobrou para Tiago Messias chutar forte. O empate não servia para a equipe da casa que voltou a pressionar e foi para cima do CSA. Aos 43 minutos, Leandro Gobatto fez o segundo, o que garantia a classificação.

Mas o Santa também não teve sorte. Após o gol, as luzes no estádio do Arruda se apagaram, situação que perdurou por dez minutos. Quando os refletores acenderam, o CSA chegou ao gol de empate com Júnior Caiçara.

No restante da Série D, outros onze times garantiram a vaga para a segunda fase do torneio. No grupo 2, o Cristal-AP contou com a boa atuação de Paulinho Guerreiro, autor de dois gols na vitória por 2 a 1 sobre o Tocantins-TO, e garantiu a segunda vaga da chave com dez pontos. A primeira já era do São Raimundo que terminou com a mesma pontuação.

Já na chave 3, o Ferroviário precisava da vitória para carimbar o passaporte e fez o seu papel. A equipe superou o também classificado Alecrim-RN, por 2 a 1, fora de casa, e ainda terminou como líder da chave com dez pontos.

O Fluminense-BA também ganhou a batalha por uma vaga com o Rio Branco-ES ao vencer o líder Macaé-RJ por 2 a 1, pela chave 5. Assim, a equipe baiana foi a dez pontos e deixou o adversário para trás com oito, apesar da vitória por 3 a 0 sobre o Atlético-BA.

Entre os representantes de São Paulo, o Paulista foi o único a passar à próxima fase. Mas o time tinha situação tranqüila, bastava empatar com o Friburguense, jogo que terminou em 0 a 0. Pelo grupo 8, mesmo perdendo seis pontos pela escalação irregular de um jogador, o Araguaia-MT venceu o Anapolina-GO por 2 a 1 e ainda terminou na liderança da chave com dez pontos, seguido pelo Brasília-DF com seis.

Em grupo disputado, o Corinthians-PR também continua na competição após vencer o Pelotas-RS por 3 a 1. A equipe foi a onze pontos na chave 10 e ficou atrás apenas do São José, com 12.

Na próxima fase, os 20 clubes classificados serão divididos em dez grupos. Os times se enfrentarão em jogos de ida e volta. Os dez vencedores avançam na Série D.


Confira os classificados:

Grupo 1
Nacional-AM e Genus-RO

Grupo 2
São Raimundo-PA e Cristal-AP

Grupo 3
Ferroviário-CE e Alecrim-RN

Grupo 4
Central-PE e Sergipe-SE

Grupo 5
Macaé-RJ e Fluminense-BA

Grupo 6
Tupi-MG e Paulista-SP

Grupo 7
Uberaba-MG e Uberlândia-MG

Grupo 8
Araguaia-MT e Brasília-DF

Grupo 9
Chapecoense-SC e Londrina-PR

Grupo 10
São José-RS e Corinthians-PR

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host