UOL Esporte Brasileirão - Série D
 

13/09/2009 - 19h21

Série D conhece os oito times classificados para a quarta fase

A Série D mais uma vez se afunilou e os representantes da Série C do Campeonato Brasileiro do ano que vem estão mais próximos de serem conhecidos. Neste domingo, cinco equipes fizeram a sua parte e se garantiram na quarta fase do torneio sem depender do índice técnico: Chapecoense-SC, Macaé-RJ, Alecrim-RN, São Raimundo-PA e Uberaba-MG.

Outros três times perderam na soma dos dois jogos, mas tiveram as melhores campanhas entre os "eliminados" e também avançaram: Tupi-MG, Araguaia-MT e Cristal-AP.

A Chapecoense foi o único time que não perdeu nesta fase e teve a classificação incontestável. Depois de vencer a primeira partida em casa sobre o Londrina por 2 a 1, a equipe empatou com o time paranaense por 1 a 1 e passou com tranquilidade sem depender do índice técnico. Emerson Cris marcou para os catarinenses aos 16 minutos do segundo tempo. Renaldo, de pênalti, empatou aos 32 minutos da etapa final.

Todos os outros confrontos foram definidos no critério de desempate, o que prova a igualdade do torneio. O São Raimundo-PA parecia ter a situação mais tranqüila da Série D com a goleada por 4 a 1 sobre o Cristal-AP, em casa, no jogo de ida. Mas, neste domingo, o time quase complicou com a derrota por 3 a 1.

Renan abriu o marcador para o Cristal com um gol relâmpago aos 43 segundos da etapa final. Max Jari ampliou aos 13 e aos 19 minutos. O gol de Del Curuçá aos oito minutos do segundo tempo salvou o São Raimundo que pode comemorar.

Já o Alecrim-RN perdeu o jogo de ida por 3 a 1 para o Sergipe-SE, mas venceu em casa por 3 a 0, reverteu a vantagem e também está na quarta fase. O time construiu a vitória com dois gols de Igor aos 34 minutos do primeiro tempo, de falta, e aos 10 minutos do segundo tempo, e Leandro Sena já nos acréscimos.

O Uberaba-MG também se garantiu com o resultado feito em casa. Após vencer o Araguaia-MT sob seus domínios por 2 a 0, os mineiros se deram ao luxo de serem derrotados por 1 a 0 com um gol contra. Baldoino marcou contra a própria meta aos 42 minutos do primeiro tempo.

Prova maior do equilíbrio da Série D foi a classificações de Macaé-RJ que carimbou o passaporte pelo critério de gols marcados fora de casa. O time carioca empatou por 1 a 1 com o Tupi, no primeiro jogo, mas, neste domingo, ficou no 0 a 0 sob seus domínios e levou vantagem.

Vale lembrar que, de acordo com o regulamento, os três times eliminados nos confrontos com melhor campanha garantem vagas ao lado dos cinco vencedores. Na próxima fase, eles serão divididos em quatro grupos de dois times. Os quatro melhores, após as partidas de ida e volta, passam para as semifinais.

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host