UOL Esporte Campeonato Catarinense
 
24/03/2010 - 23h54

Em clássico polêmico, Figueirense arranca empate do Avaí nos acréscimos

Do UOL Esporte
Em São Paulo

O clássico entre Avaí e Figueirense terminou de forma polêmica no estádio da Ressacada, nesta quarta-feira. Os donos da casa, que abriram o placar no começo do segundo tempo, seguraram o jogo até os 48min, mas em um lance de escanteio que gerou muita discussão acabaram sofrendo o gol que decretou o empate por 1 a 1. Ainda pela sexta rodada do segundo turno, o Juventus-SC perdeu para o Imbituba (novo vice-líder) por 2 a 1 e acabou rebaixado para a segunda divisão.

Apesar do gosto de derrota sentido pelos torcedores e jogadores do Avaí, o time da Ressacada continua na liderança do returno do Catarinense, com 13 pontos, um a mais que o Imbituba. O Figueirense, com 11, caiu para a terceira colocação, enquanto o Metropolitano, que venceu o Joinville por 2 a 1, em Blumenau, assumiu o quarto lugar, com dez pontos.

Sávio, que era dúvida antes da partida em função de uma entorse no tornozelo direito, iniciou como titular e foi o responsável pela primeira jogada ofensiva do Avaí. O atacante fintou um zagueiro, finalizou e balançou as redes, mas o assistente já havia marcado impedimento. Em seguida, outro lance criado por Sávio levou perigo. O camisa 10 cruzou na cabeça do volante Batista, que mandou por cima do gol.

Aos 22min, foi a vez do Figueirense assustar. O atacante Willian pegou bem na bola e acertou uma bomba; o goleiro Zé Carlos espalmou e realizou uma excelente defesa. Em seguida, como em grande parte dos clássicos, o jogo começou a ficar mais “pegado”, com faltas duras especialmente do lado do Figueirense, que tentava de alguma forma parar os ataques construídos por Sávio em companhia de Caio e Leonardo.

No final do primeiro tempo, o zagueiro Emerson quase mandou contra sua própria meta após cruzamento na área, mas Zé Carlos mais uma vez salvou o Avaí. Depois do intervalo, os donos da casa voltaram com tudo na etapa final e logo abriram o placar, com o capitão Rafael, no primeiro minuto. Em seguida, o Avaí até conseguiu alguns ataques, mas depois recuou todo seu time para tentar “matar” o jogo em um contragolpe. Não deu certo.

Já nos acréscimos, em lance de escanteio a favor do Figueirense muito constestado pelos jogadores do Avaí, que pediram o final do jogo antes da cobrança, Willian deixou tudo igual, aos 48min. A zaga do Avaí tentou afastar, mas o atacante, no rebote, acertou chute que passou entre quatro defensores e morreu no fundo das redes, garantindo o empate na Ressacada.

Um pouco mais cedo, o Imbituba, que tirou a invencibilidade do Avaí na última rodada, venceu o Juventus-SC por 2 a 1, fora de casa, e acabou rebaixando o time de Jaraguá do Sul - que até o momento somou cinco pontos nos dois turnos - para a divisão de acesso do Catarinense. Com o resultado, o Imbituba chegou aos 12 pontos e assumiu a vice-liderança, ultrapassando o Figueirense. No outro duelo, Hermann Aichinger e Brusque, do atacante Viola, não saíram do 0 a 0 em um jogo debaixo de muita chuva.

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host