UOL Esporte Campeonato Catarinense
 
10/04/2010 - 07h00

Com vantagem do empate, Avaí recebe o Brusque de olho na final do Estadual

Filipe Grecco
Em São Paulo

Na tarde deste sábado tem início a fase semifinal do segundo turno do Campeonato Catarinense. Dono da melhor campanha do returno, o Avaí recebe o Brusque, no estádio da Ressacada, em Florianópolis, às 18h30 (de Brasília), precisando apenas de um empate para garantir uma vaga na decisão.

O AVAÍ NO TWITTER

Alias a vantagem do Avaí é ainda maior. Devido à melhor campanha na somatória de pontos dos dois turnos, a equipe de Florianópolis pode empatar todos os jogos daqui para frente que será campeã Estadual. Além disso, mesmo que saia perca neste sábado, o time do técnico Péricles Chamusca ainda tem chances de disputar a final do Campeonato Catarinense, porém, para isso, precisa torcer para que o Joinville, campeão do primeiro turno, elimine o Figueirense na outra semifinal e também vença o returno.

Porém, o elenco do Avaí não quer depender de ninguém e para conseguir a classificação, além do bom futebol mostrado nos últimos jogos, a equipe conta com um aliado importante: o estádio da Ressacada. Jogando em casa, o time ainda não perdeu este ano, ao todo foram nove vitórias e dois empates. Portanto, se manter esse retrospecto garante o título do returno.

Para o duelo deste sábado o técnico Péricles Chamusca conta com o retorno do lateral esquerdo Uendel. Por outro lado, não terá a disposição o meia Caio, expulso na última rodada diante do Metropolitano. Por conta disso, o treinador ainda não definiu quem será o substituto do jogador, se o meia Robinho, para manter o esquema 4-4-2, ou se escala o zagueiro Emerson Nunes, para voltar à formação 3-5-2.

Quem já está garantido na equipe é o atacante Vandinho, autor de cinco gols nos últimos dois jogos. O atleta quer que o Avaí pressione desde o início. “Esse jogo é muito perigoso e, se possível, precisamos matá-lo logo no começo, pois se a gente tomar um gol eles se fecham lá atrás e vai ser difícil para depois passar. Então vamos tentar o gol no início para garantir o placar logo no primeiro tempo.”

Já o Brusque, que era apenas o sexto no início da última rodada, fez sua parte, contou com o tropeço dos rivais, e conseguiu a classificação à semifinal. Com apenas a sétima melhor campanha na classificação geral a equipe do atacante Viola precisa fazer algo inédito nesta competição para conseguir uma vaga na final: vencer o Avaí. No primeiro turno jogando na Ressacada, o time da casa levou a melhor e ganhou por 3 a 0. Já no returno, nova derrota, desta vez, em Brusque, por 2 a 0.

A principal contratação da equipe para esta temporada está do duelo deste Sábado. O atacante Viola não apareceu para treinar na última quinta-feira, não deu justificativa e o técnico Helio Vieira diz que não relacioná-lo para o jogo e não o quer mais no clube. O único desfalque certo é o zagueiro Cris, que recebeu o terceiro cartão amarelo. O volante Pereira e o meia Têti, que serão reavaliados pelo departamento médico e são dúvidas. Já o atacante Pantico, que cumpriu suspensão na última rodada, volta ao time titular.

 

AVAÍ X BRUSQUE

Data: 08/04/2010
Horário: 18h30 (de Brasília)
Local: estádio da Ressacada, em Florianópolis
Árbitro: João Fernando da Silva
Auxiliares: Josué Gilberto Lamim e Eberval Lodetti

Avaí
Zé Carlos; Patric, Rafael, Emerson e Uendel; Marcinho Guerreiro, Batista, Robinho (Emerson Nunes) e Sávio; Vandinho e Leonardo
Técnico: Péricles Chamusca

Brusque
João Ricardo; Rogério Souza, Rogélio, Cris e Tom; Carlos Alberto, Pereira, Têti e Diogo Oliveira; Valdo e Pantico
Técnico: Hélio Vieira
 

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host