UOL Esporte Campeonato Catarinense
 
25/04/2010 - 07h01

Sem Sávio, Avaí inicia final contra o Joinville buscando o 15º título Estadual

Filipe Grecco
Em São Paulo

Na tarde deste domingo Joinville e Avaí, campeões do primeiro e segundo turno respectivamente, fazem a primeira partida da final do Campeonato Catarinense, às 16h (de Brasília), na Arena Joinville. Como fez a melhor campanha no geral o time da capital tem a vantagem de decidir na Ressacada, no dia 02 de maio, e joga por dois empates para ser campeão.

O AVAÍ NO TWITTER

A partida deste domingo é uma reedição da final do primeiro turno da competição. O Joinville jogava por um empate e só conseguiu a igualdade no marcador aos 47min do segundo tempo, garantindo assim vaga na decisão. Já o Avaí chegou à finalíssima o empatar com o rival Figueirense, no último domingo, por 1 a 1, na final do returno.

As duas equipes estão entre as duas maiores ganhadoras de títulos catarinenses em todos os tempos. O Avaí, atual campeão, tem 14 conquistas e caso vença esta edição da competição vai se igualar como o maior vencedor ao lado do Figueirense, que levantou o troféu em 15 oportunidades. Já o Joinville, com 12 taças, não ganha um Estadual desde 2001 e em 2006 ficou com a segunda colocação.

Apesar de ter sido eliminado da Copa do Brasil, pelo Grêmio, na última quarta-feira, com uma vitória em casa por 3 a 2, o elenco do Avaí está motivado para a decisão deste domingo, devido ao bom futebol mostrado dentro de campo. Porém, o técnico Péricles Chamusca teve que quebrar a cabeça para montar o time titular, devido a ausência de sete jogadores, mais da metade da equipe.

O goleiro Zé Carlos, o zagueiro Rafael, os volantes Marcinho Guerreiro e Batista, estão suspensos. O treinador ainda não poderá contar com a dupla de ataque titular, Vandinho e Leonardo, que estão machucados, e com a principal contratação da equipe para esta temporada, o meia Sávio, que se recupera de uma lesão na coxa. Por conta disso, Chamusca optou pela volta do esquema 3-5-2, buscando ter um time mais compacto e forte na marcação.

Já no lado do Joinville a situação é totalmente diferente. A equipe não disputa uma partida desde o dia 11 de abril, quando empatou com o Figueirense, por 0 a 0, na semifinal do segundo turno. Por conta disso, a equipe teve tempo para treinar e recuperar os jogadores para esta decisão, enquanto o Avaí esteve em campo três vezes neste período e fez uma viagem a Porto Alegre.

O técnico Mauro Ovelha, que perdeu a decisão para o Avaí na última edição do Catarinense como treinador da Chapecoense, terá apenas um desfalque para a decisão deste domingo, o zagueiro Renato Santos, que sofreu um estiramento na coxa. Já o lateral direito Rafael Tesser foi poupado dos treinos desta semana, devido a uma lombalgia, mas deve estar em campo.

JOINVILLE X AVAÍ

Data: 25/04/2010 (domingo)
Horário: 16h (de Brasília)
Local: Arena Joinville, em Joinville
Árbitro: Célio Amorim
Auxiliares: Carlos Berkembrock e Angelo Rudimar Bechi

Joinville
Fabiano; Rafael Tesser, Lacerda, Samuel e Eduardo; Carlinhos Santos, Paulinho Dias, Emerson e Ricardinho; Cris e Lima
Técnico: Mauro Ovelha

Avaí
Renan; Emerson Nunes, Gabriel e Emerson; Patric, Rodrigo Thiesen, Rudnei, Robinho e Uendel; Davi e Roberto
Técnico: Péricles Chamusca
 

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host