Topo

Figueirense vence Joinville, finda jejum e empata com o Avaí em títulos

Jogadores comemoram gol do Figueirense na final contra o Joinville, no Orlando Scarpelli - Luiz Henrique/Figueirense
Jogadores comemoram gol do Figueirense na final contra o Joinville, no Orlando Scarpelli Imagem: Luiz Henrique/Figueirense

Do UOL, em São Paulo

13/04/2014 17h56

Classificação e Jogos

Depois de seis anos sem levantar o caneco, o Figueirense voltou a ser campeão catarinense neste domingo. Derrotada por 2 a 1 na semana passada, na Arena Joinville, a equipe alvinegra levou a melhor no Orlando Scarpelli, devolveu o placar do jogo de ida e, como tinha a vantagem de jogar por dois resultados iguais, fez a festa da torcida que não comemorava um título estadual desde 2008.

Com a conquista, o Figueirense chega ao 16º título do Catarinense e passa a ser o maior campeão do Estado ao lado do Avaí, que com as três taças nos últimos cinco anos havia ultrapassado os alvinegros.

Precisando de ao menos uma vitória simples para ficar com a taça, o Figueirense partiu para cima do Joinville logo ao apito inicial. E precisou de segundos para abrir o placar. No primeiro lance do jogo, Éverton Santos foi derrubado por Ivan dentro da área e o juiz marcou pênalti.

Na cobrança, Ivan defendeu a cobrança de Giovanni Augusto, mas Dudu ficou com o rebote e mandou para as redes, fazendo 1 a 0 e ‘incendiando’ a torcida no Orlando Scarpelli. E a vantagem ficou ainda maior aos 34min, quando Lúcio Maranhão marcou em gol polêmico.

Após bola lançada na área, Ivan cedeu o rebote para o meio da área e o centroavante mandou de cotovelo para as redes. O árbitro, porém, validou o gol, para festa dos alvinegros.

Aos 11min do segundo tempo, Wellington Saci – ex-jogador do Figueira e pivô de polêmicas no primeiro jogo – foi passando pela defesa alvinegra e soltou uma bomba, de longe, para diminuir o placar e ‘colocar fogo’ na partida. Porém, a reação do Joinville parou por aí.