UOL Esporte Campeonato Cearense
 
17/02/2010 - 07h00

Com Ceará eliminado, Fortaleza luta para conquistar vaga na semi do 1º turno

Filipe Grecco
Em São Paulo

A noite desta quarta-feira promete ser quente no Campeonato Cearense com a realização da última rodada do primeiro turno, que vai definir os quatro semifinalistas da primeira metade da competição. A diferença entre o líder Ferroviário e o quinto colocado o Guarani de Juazeiro é de apenas dois pontos, o que não garante nenhum time já classificado de forma antecipada.

Eliminado, o Ceará entra em campo na noite desta quarta-feira apenas para cumprir tabela. Com 13 pontos, a equipe começou uma arrancada tardia na competição e hoje enfrenta o vice-líder, Guarany de Sobral, às 21h50 (de Brasília), no Castelão. O técnico Paulo César Gusmão vai aproveitar para fazer alguns testes na equipe vai promover quatro alterações entre os titulares que golearam o Quixadá por 5 a 1.

Ocupando a quarta colocação na tabela, com 17 pontos, o Fortaleza depende apenas de suas próprias forças para conseguir a classificação a uma das semifinais do Estadual. Para que isso aconteça, o time precisa vencer o Itapipoca, às 21h50 (de Brasília), no estádio Perilo Teixeira. Caso não consiga os três pontos, o clube da capital pode avançar empatando ou mesmo perdendo, desde que o Guarani de Juazeiro não vença o lanterna Boa Viagem.

A seu favor a equipe da capital tem o fato de não perder para o rival desta noite desde janeiro de 2007, quando caiu por 2 a 1. De lá pra cá, foram oito duelos entre os dois clubes sendo cinco vitórias para o Fortaleza e mais três empates. Porém, jogando fora de casa neste Estadual, o time tricolor ainda não venceu, foram duas derrotas e dois empates.

Para este duelo decisivo, o técnico Luiz Müller não fez muito mistério e promoveu apenas uma mudança na equipe que bateu o Boa Viagem por 3 a 1. No lugar do zagueiro Gaúcho, suspenso pelo terceiro amarelo, o treinado colocou Gilmak, resolvendo manter o esquema com apenas dois zagueiros.

Mais três jogos, todos às 21h50 (de Brasília), completam a última rodada do primeiro turno do Cearense. O líder Ferroviário viaja até Limoeiro do Norte para enfrentar o Limoeiro e um simples empate pode assegurar a vaga. Uma vitória garante a equipe na ponta. Já eliminados, Crato x Quixadá, e Maranguape x Horizonte-CE apenas cumprem tabela.

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host