UOL Esporte Campeonato Cearense
 
25/04/2010 - 07h02

Ceará busca revanche contra o Fortaleza para impedir o tetra Estadual do rival

Filipe Grecco
Em São Paulo

Assim como aconteceu no ano passado o “Clássico-Rei” entre Ceará e Fortaleza vai decidir o título do Campeonato Cearense. As duas equipes entram em campo na tarde deste domingo, às 16h (de Brasília), no estádio Castelão, no primeiro jogo da final do Estadual. O duelo de volta acontece no próximo domingo, no mesmo horário e local.

O CEARÁ NO TWITTER

Atual tricampeão Cearense, o Fortaleza pode chegar a 39 títulos caso vença esta decisão e igualar o número de conquistas do Ceará, que atualmente é o maior vencedor da competição. Porém, a equipe alvinegra não ganha um Estadual desde 2006, quando derrotou o maior rival na final e também quebrou uma sequência de três campeonatos seguidos do time tricolor.

A decisão do Campeonato Cearense tem uma particularidade: não há critério de saldo de gols entre os dois jogos para definir o campeão. Se uma equipe vencer a primeira partida por 3 a 0, por exemplo, basta que o outro clube vença o duelo de volta por qualquer placar e o troféu será decidido nos pênaltis. A única vantagem de quem vence o primeiro confronto é de jogar pelo empate.

No lado do Ceará, o técnico Paulo Cesar Gusmão tem apenas um desfalque, o lateral direito Diogo, que está machucado e deve ser substituído por Luizinho. O treinador ainda tem duas dúvidas para confirmar a equipe titular, que só será divulgada momentos antes da partida. Se entra com o Heleno no lugar de Careca, mantendo assim o esquema com três volantes, e se coloca o atacante Dinei na vaga de Misael. Garantido no ataque, Erick Flores disse que o grupo está determinado e sabe o que quer.

“Esta parte de ansiedade e expectativa a gente deixa para o torcedor, afinal eles vão lotar o Castelão para nos ajudar. O grupo sabe o que quer e está trabalhando a muito tempo com os pensamentos no mesmo objetivo. Espero que possamos fazer um bom jogo e sair com o resultado de vitória”, disse o meia Erick Flores.

Já o Fortaleza está se preparando para esta decisão desde o dia 07 de abril. Como a equipe foi campeã do primeiro turno e ficou fora da semifinal do segundo, o técnico Zé Teodoro teve 18 dias para montar o time que deixa de usar dois homens de ligação e passa a ter três volantes. Segundo o zagueiro André Turatto, a equipe treinou muito forte neste período sem jogos e está confiante em um bom resultado.

“Aproveitamos bem esse período e o que era para ser trabalhado já foi feito. Agora é manter a concentração na partida, continuar estudando o adversário para no domingo colocar em prática tudo que trabalhamos. O Ceará vem jogando junta há bastante tempo, tem uma defesa muito boa em bolas paradas e um ataque forte, mas a gente está bem preparado e não tenho dúvidas que vamos conseguir um bom resultado”, declarou Andre Turatto.

FORTALEZA X CEARÁ

Data: 25/04/2010 (domingo)
Horário: 16h (de Brasília)
Local: estádio Castelão, em Fortaleza
Árbitro: Heber Roberto Lopes (PR)
Auxiliares: Erick Bandeira (PE) e Dibert Moisés (RJ)

Fortaleza
Fabiano; Peter, Andre Turatto, Leomar e Guto; Gilmak, Leandro, Coquinho e Eusébio; Paulo Isidoro e Betinho
Técnico: Zé Teodoro

Ceará
Diego; Luizinho, Fabrício, Anderson e Thyago Fernandes; Heleno (Careca), Michel, João Marcos e Geraldo; Erick Flores e Dinei (Misael)
Técnico: Paulo Cesar Gusmão
 

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host