UOL Esporte Campeonato Cearense
 
25/04/2010 - 18h06

Fortaleza vence clássico e joga por um empate para faturar o tetra

Do UOL Esporte
Em São Paulo

O Fortaleza saiu na frente na final do Campeonato Cearense ao vencer neste domingo a primeira partida da decisão do estadual sobre o arquirrival Ceará, por 1 a 0, no Castelão. Em um jogo pesado, com poucos chutes a gol, a equipe tricolor marcou o único gol em um lance de sorte do veterano Paulo Isidoro, que tentou cruzar uma bola da direita, encobriu o goleiro e fez um golaço.

CAMPEÕES DA DÉCADA

ANOCAMPEÃO
2001Fortaleza
2002Ceará
2003Fortaleza
2004Fortaleza
2005Fortaleza
2006Ceará
2007Fortaleza
2008Fortaleza
2009Fortaleza

O regulamento da competição prejudicou o clássico. Como o saldo de gols não é critério para se chegar ao campeão, não alterava nada para o Fortaleza vencer por um, dois, ou dez gols de diferença. Com isso, após fazer o gol, o tricolor se fechou, sem incentivo para atacar.

Se o Ceará vencer o jogo de volta, independente do placar, no Castelão, leva o jogo para os pênaltis. O Fortaleza, que busca o tetracampeonato e também igualar o número de títulos do alvinegro, joga por um empate no domingo que vem.

O jogo

Os dez primeiros minutos da partida enganaram. Em pouco tempo, três ótimas chances foram criadas. Primeiro Diego fez ótima defesa em cabeceio o camisa 9 do Fortaleza, Betinho. Depois, quem salvou sua equipe foi o goleiro Fabiano, do Ceará, que defendeu desvio de cabeça de Michel. Aos 10min, Anderson colocou uma bola na trave do alvinegro.

As emoções no primeiro tempo pararam por aí. Com seis volantes em campo (três de cada lado), o jogo passou a ser mais pegado no meio, com pouca criatividade e raras chances de gol.

Na segunda etapa as coisas não melhoraram muito. O jogo seguiu pegado, disputado, como costumam ser os clássicos entre Fortaleza e Ceará. A qualidade técnica, porém, não colaborava. Na única boa chance da primeira metade da etapa final, Paulo Isidoro recebeu passe em profundidade, mas, cara a cara com Diego, chutou em cima do goleiro.

Quando o veterano camisa 8 não quis fazer o gol, fez. Aos 34min, Gilmak lançou o baiano pela direita, Paulo Isidoro tentou cruzar, errou, encobriu o goleiro e colocou a bola no ângulo, abrindo o placar.

Final do Interior

O Horizonte goleou no sábado o Guarany de Sobral por 5 a 2 e faturou um inédito título de Campeão do Interior. Como o regulamento da competição estipulava disputa de pênaltis em caso de uma vitória por cada lado, apesar de ter perdido o primeiro jogo por 7 a 0 no feriado de 21 de abril, a equipe de Sobral precisava apenas de uma vitória magra para decidir nos pênaltis. O Horizonte, porém, jogou melhor na casa do adversário e faturou a Taça Padre Cícero com mais uma goleada.
 

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host