! Luís Fabiano almeja um gol por jogo para manter status brasileiro - 13/06/2009 - UOL Esporte - Futebol
UOL Esporte Futebol
 
13/06/2009 - 09h13

Luís Fabiano almeja um gol por jogo para manter status brasileiro

Luís Fabiano já tem uma meta particular para a Copa das Confederações. E não é nada simples: almejando a artilharia da competição que começa neste domingo, o atacante da seleção brasileira espera fazer pelo menos um gol por partida na África do Sul. Dessa forma, manterá o histórico brasileiro de ter alguns dos principais goleadores do torneio.

"Se o Brasil chegar à final e jogar as cinco partidas, acredito que fazer um gol por jogo será uma boa média. Preciso fazer no mínimo cinco para brilhar pela artilharia. A menos que alguém surpreenda e faça quatro gols em um jogo só, aí fica difícil", projetou o atacante.

Na última edição da Copa das Confederações, em 2005, Adriano foi o goleador da competição. Tornou-se, assim, o terceiro do país a fazer história no torneio, repetindo feitos de Romário (7 gols em 1997) e Ronaldinho (6 em 1999).

Atualmente, Luís Fabiano é o artilheiro do Brasil nas eliminatórias para a Copa do Mundo de 2010. Ele foi convocado pela primeira vez por Dunga no fim de 2007 e já anotou sete gols no classificatório, aparecendo atrás apenas do boliviano Botero (8 gols) na lista geral de goleadores.

Mas o atacante também tem um "plano B" caso não consiga cumprir sua meta particular. "Se tiver a oportunidade de ser o artilheiro ficarei muito feliz, mas o mais importante é o título da Copa das Confederações. Não adianta nada eu ser o destaque se o Brasil sair na semifinal, por exemplo."

Diante desse pensamento coletivo, Luís Fabiano promete jogar pela equipe na África do Sul. Nem que para isso deva deixar sua missão de fazer gols em segundo plano. "Vou tentar ajudar com gols, mas se isso não acontecer vou colaborar de outra maneira, lutando como sempre para prolongar meu bom momento", projetou.

A primeira oportunidade do camisa 9 será nesta segunda-feira. Às 11h (de Brasília), a seleção estreia na Copa das Confederações diante do Egito, no estádio Free State, em Bloemfontein. O jogo marcará o retorno de Luís Fabiano ao time, já que ele estava suspenso diante do Paraguai, na última quarta-feira, pelas eliminatórias para a Copa do Mundo.

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host