! África do Sul e Iraque empatam na abertura da Copa das Confederações - 14/06/2009 - UOL Esporte - Futebol
UOL Esporte Futebol
 
14/06/2009 - 13h00

África do Sul e Iraque empatam na abertura da Copa das Confederações

O jogo de abertura da Copa das Confederações trouxe pouca emoção aos torcedores. Em uma partida de muitos passes errados e chances de gol apenas no fim do segundo tempo, África do Sul e Iraque empataram por 0 a 0, neste domingo, no estádio Ellis Park, em Johannesburgo, pelo Grupo A da competição.

Diante de um adversário que se preocupou apenas em se defender, a seleção sul-africana, comandada pelo técnico brasileiro Joel Santana, dominou as ações e teve maior posse de bola que o adversário. Os donos da casa tiveram boas oportunidades de abrir o placar no fim do segundo tempo, mas pecaram nas finalizações e amargaram um empate na estreia.

As duas equipes voltam a jogar na próxima quarta-feira. A África do Sul enfrenta a Nova Zelândia, às 15h30 (de Brasília), em Rustenburgo. O Iraque encara a Espanha, às 11h, em Bloemfontein.

O Grupo A da Copa das Confederações é considerado o mais fraco da competição. Além de África do Sul e Iraque, a chave é composta pela Espanha, atual campeã europeia, e pela Nova Zelândia, detentora do título da Oceania, que se enfrentam neste domingo, às 15h30.

Apesar da empolgação da torcida sul-africana, o primeiro tempo foi morno dentro de campo. As duas equipes erraram muitos passes e praticamente não criaram chances de gol. Na única boa oportunidade da etapa inicial, Sibaya acertou um belo chute de fora da área aos 13 minutos, mas o goleiro Mohammed Kassid fez uma ótima defesa e impediu o gol dos donos da casa.

A África do Sul passou a ter maior posse de bola e esboçar uma pressão no início do segundo tempo, mas com muita dificuldade de furar a retranca iraquiana. Aos 29 minutos, Modise cobrou escanteio e Fanteni, sozinho, cabeceou por cima do gol. Cinco minutos depois, Mashego recebeu cara a cara com o goleiro, mas chutou em cima de Mohammed Kassid.

Cansado, o time iraquiano passou a dar mais espaço para o ataque sul-africano nos minutos finais de jogo. Em um lance incrível, aos 40 minutos, os donos da casa perderam a melhor oportunidade na partida. Após cruzamento da direita, Mohammed Kassid falhou e Dikgacoi cabeceou na segunda trave. Mas a bola bateu nas costas de seu companheiro, Parker, que estava sobre a linha e acabou "salvando" o gol.

ÁFRICA DO SUL 0 X 0 IRAQUE

África do Sul
Khune; Gaxa, Mokoena, Booth e Masilela; Sibaya, Mhlongo, Dikgacoi e Modise; Parker (Pienaar) e Fanteni (Mashego)
Técnico: Joel Santana

Iraque
Mohammed Kassid; Salam, Ali Hussein e Basem; Mohammed Ali, Fareed Majeed, Nashat, Karrar (Hawar) e Mahdi (Salih); Imad (Zahra) e Younus
Técnico: Bora Milutinovic

Data: 14/06/2009 (domingo)
Local: estádio Ellis Park, em Johannesburgo (AFS)
Árbitro: Jorge Larrionda (URU)
Auxiliares: Pablo Fandino e Maurício Espinosa (URU)
Cartões Amarelos: Fanteni e Sibaya (AFS); Nashat (IRQ)

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host