! Dunga admite folga a titulares e seleção modificada contra os EUA - 17/06/2009 - UOL Esporte - Futebol
UOL Esporte Futebol
 
17/06/2009 - 11h19

Dunga admite folga a titulares e seleção modificada contra os EUA

Abatida pelo cansaço que afeta de uma maneira geral seu elenco, a seleção brasileira oferecerá descanso a alguns de seus titulares na partida desta quinta-feira (11h, de Brasília) contra os EUA, no estádio Loftus Versfeld, em Pretoria, pela segunda rodada da Copa das Confederações.

Nesta quarta, antes do treino de reconhecimento no local do jogo com os norte-americanos, o técnico Dunga praticamente assegurou que mexerá na equipe como forma de, estrategicamente, dar fôlego a titulares importantes para as etapas decisivas do torneio na África do Sul.

"Neste momento, a parte física pesa mais do que a parte técnica e tática", disse o treinador, em coletiva no Loftus Versfeld.

"É uma preocupação com relação ao entrosamento (quebrar a sequência com os titulares), mas também uma oportunidade de a gente ver jogadores que não costumam atuar seguidamente com nós, acelerar essa disputa. Todos aqui estão preparados para jogar", emendou Dunga.

Antes do treino desta quarta, o técnico da seleção não mencionou quem são os titulares que devem ganhar descanso contra os EUA, mas a tendência é que Juan e Elano, jogadores que reclamaram de desgaste nos últimos dias, fiquem de fora. Outros nomes também devem ser preservados.

Para motivar os substitutos, Dunga citou uma passagem histórica da seleção, em que um reserva conseguiu se firmar no meio de uma competição importante. "Em 58, o Pelé também começou como reserva. Aproveitou sua chance e depois arrebentou", afirmou.

Com três pontos somados no grupo B após a vitória por 4 a 3 sobre o Egito na estreia, a seleção pode assegurar antecipadamente a classificação para a semifinal em caso de novo êxito e do resultado do duelo Itália x Egito (nessa combinação, precisa que os egípcios não vençam).

O pacote de cansaço do elenco da seleção brasileira inclui a queda da curva física após o fim da temporada na Europa, onde a maioria do grupo atua, a última rodada dupla das eliminatórias da Copa e seguidas viagens de avião, com mudanças de fuso e clima, nas últimas semanas.

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host