! Seleção visita estádio mais velho da história das Copas nesta quinta - 17/06/2009 - UOL Esporte - Futebol
UOL Esporte Futebol
 
17/06/2009 - 08h01

Seleção visita estádio mais velho da história das Copas nesta quinta

Uma das grandes atrações da Copa do próximo ano será o charmoso Loftus Versfeld, que entrará para os almanaques da competição como o estádio mais velho a ser utilizado em um Mundial. É nessa praça esportiva de Pretoria, capital da África do Sul, que a seleção brasileira realiza sua segunda partida na Copa das Confederações, nesta quinta-feira (11h, de Brasília), diante dos EUA.

Bruno Freitas/UOL
Estádio de Pretória terá 107 anos durante Mundial, o mais velho a receber uma Copa
VEJA MAIS IMAGENS DO ESTÁDIO
FLAMENGUISTA EM SUA 11ª COPA
QUAL RESERVA MERECE CHANCE?
LEIA MAIS SOBRE A COMPETIÇÃO
Em 13 de junho de 2010, em partida da primeira fase do Mundial, o Loftus Versfeld terá 107 anos de existência e, desta forma, quebrará o recorde que pertence ao Parque dos Príncipes, de Paris, que recebeu jogos na Copa de 1998 quando tinha 101 anos.

O Loftus Versfeld cai no gosto de muitos admiradores de estádios por combinar o charme de seu visual antigo com a comodidade das arenas mais modernas, além da proximidade das arquibancadas com o campo de jogo. Originalmente construído em 1903 (como reconhece a Fifa), a praça esportiva passou por inúmeras reformulações e melhorias até chegar à estrutura atual.

A cara antiga do Loftus Versfeld fica mais exposta do lado de fora. Com fachada de tijolos artesanais, o estádio possui quatro torres de iluminações externas, que raramente se vê em arenas mais modernas.

O estádio de Pretoria foi o primeiro do cronograma da próxima Copa do Mundo a ter suas obras concluídas, em janeiro deste ano, graças também aos atrasos de trabalho no Ellis Park (Johanesburgo) e das arenas de Bloemfontein e Rustenburg.

Para o Mundial de 2010, o estádio de Pretoria teve sua capacidade estendida de 45 mil para pouco mais de 50 mil torcedores, em obras cujas cifras acabaram próximas dos US$ 20 milhões.

No entanto, desde 1977 o estádio passou por várias adaptações estruturais e os quatro lances de arquibancadas principais foram praticamente reconstruídos.

O nome do estádio hoje em dia homenageia Robert Owen Loftus Versfeld, pioneiro do esporte organizado em Pretoria no começo do século 20. No entanto, a localidade já teve sua denominação ligada a uma série de patrocinadores.

Casa do Sundowns Football Club, time da primeira divisão da África do Sul, o estádio tem em sua lista de eventos jogos do Mundial de rúgbi de 1995, além de concertos de artistas internacionais, como a cantora canadense Celine Dion e o astro britânico Robbie Williams.

Foi também no Loftus Versfeld que a seleção sul-africana conseguiu sua primeira vitória na história sobre uma equipe europeia (1 a 0 sobre a Suécia em 1999). Desde então, os Bafana Bafana não voltaram mais a atuar no estádio - e não atuarão nesta Copa das Confederações.

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host