! Blatter cobra melhorias no trânsito e força dos Bafana Bafana - 19/06/2009 - UOL Esporte - Futebol
UOL Esporte Futebol
 
19/06/2009 - 07h13

Blatter cobra melhorias no trânsito e força dos Bafana Bafana

Em fase de teste durante a Copa das Confederações, a África do Sul ganhou mais algumas cobranças públicas da Fifa. Depois de pedir esforço para elevar o número de torcedores nos estádios, a principal entidade do futebol exigiu melhorias no trânsito do país e reforçou a importância de um time forte da África do Sul na Copa do Mundo de 2010.

EFE/ Antonio Lacerda
Em fase de testes, África do Sul é cobrada por trânsito e melhora na seleção nacional
VUVUZELAS INCOMODAM ATLETAS
MAICON CONFUNDE AS CORNETAS
NOTÍCIAS DA COMPETIÇÃO
As duas "recomendações" partiram do presidente da Fifa, Joseph Blatter. O atraso do dirigente para a entrevista concedida na última quinta-feira no estádio Loftus Versfeld, em Pretoria, custou caro à organização sul-africana. O suíço alegou ter enfrentado trânsito para chegar à arena e deixou seu recado.

"Peço desculpas pelo meu atraso. Não foi um problema da organização, mas do trânsito daqui. Isso precisará ser resolvido para a Copa do Mundo. Já tem muita gente aqui na África do Sul, mas ano que vem terá muito mais. Sabíamos que haveria problema de transporte, mas é por isso que existe esse treino na Copa das Confederações. Há muito trabalho a ser realizado", disse Blatter.

O presidente da Fifa seguramente não é o único a ter notado problemas no transporte sul-africano. Cidades como Bloemfontein e Pretoria, por exemplo, têm um sistema público falho. Os táxis também representam uma dificuldade na Copa das Confederações: encontrar unidades nas ruas muitas vezes é um desafio.

Mas o tema não foi o único abordado por Blatter em tom de cobrança. Ele também aumentou a expectativa sobre a seleção da África do Sul. Disse que o bom desempenho do time local na Copa do Mundo é importante para o sucesso do evento. A equipe é treinada atualmente pelo brasileiro Joel Santana, cujo trabalho tem sido mais questionado na Copa das Confederações.

"É importante a seleção da casa passar da fase de grupos para manter o interesse do país pelo Mundial. O mais importante é o nível geral do torneio, mas esperamos que os anfitriões avancem o máximo possível", projetou Blatter, citando as boas campanhas de França (campeã em 1998), Coréia do Sul (semifinais de 2002) e Alemanha (semifinais de 2006).

"Já vi dois jogos dos Bafana Bafana e quando eles jogam com entusiasmo e qualidade são um bom time. A equipe tem capacidade técnica, mas pode ter mais poder ofensivo e um pouco mais de força física. Eles têm um ano para treinar e serão uma equipe muito boa", completou Blatter.

Na Copa das Confederações, a África do Sul estreou com tropeço inesperado diante do Iraque e ficou no empate sem gols. Na partida seguinte, diante da fraca Nova Zelândia, conseguiu seu primeiro resultado positivo ao vencer por 2 a 0.

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host